DesignBR

Vai Design!!

Um dos melhores comentários sobre a regulamentação.

Só sei que ele se chama Leandro e postou neste link, isso aqui:

Sempre bato nessa tecla pois já trabalhei em dois órgãos regulamentadores: o Crea-SP (dos engenheiros e arquitetos) e no Cref-SP (dos profissionais de educação física. Eu sempre vivi muitos anos nesse "mundo da regulamentação profissional". Posso dizer com propriedade que a galera ainda não entendeu direito o que a regulamentação quer dizer... vai aí um FAQ:

*1 - A Regulamentação não é para beneficiar os designers e sim a sociedade*
Isso mesmo, um Conselhos de Classe serve para defender a sociedade dos maus profissionais, e não o inverso. Ou seja, o Crea-SP serve para impedir que pessoas que não cursaram a universidade, os "leigos", possam sair por aí fazendo cálculos estruturais de prédios. O mesmo vale para o hipotético conselho de Design, que defenderia a sociedade de pessoas que não sabem combinar cores (risos).

*2 - A regulamentação não irá (a princípio) aumentar salários dos designers*
Quem briga pelos direitos dos trabalhadores são os sindicatos, e não os conselhos de classes. Um conselho de classe não irá brigar por melhores salários e condições de trabalho, organizar greves e etc... a única instituição com poder legal de fazer isso é um sindicato.

*3 - A regulamentação não irá (a princípio) melhorar o ensino de design no país.*
Quem organiza a grade curricular do ensino no país é o MEC. Obviamente conselhos de Classes são consultados no processo.

*4 - A regulamentação não irá (a princípio) nos tornar mais organizados.*
A função principal de um conselho de classe é fiscalizar, para que profissionais sem estudos ou sem ética atuem no mercado. Quem organiza os profissionais são as associais civis de classe. ABRAWEB e ADG, por exemplo.

*5 - Se a regulamentação sair, ninguém irá perder o emprego por não ter feito um faculdade.*
Quem já trabalha com design não serpa impedido de trabalhar se a lei sair. É direito adquirido. Só afetará quem pretende trabalhar depois da lei, que será obrigado a fazer uma faculdade.

*6 - A regulamentação vai criar um novo imposto para os designers.*
Sim, é verdade. Um conselho de classe pode cobrar anuidades dos seus registrados. Não é um valor muito alto, mas mesmo assim salgado. No Cref o valor estava por volta dos $200,00. No Crea em torno dos $350,00 anuais. A OAB cobra, até onde sei, mais de $900,00 anuais.

*7 - A regulamentação irá aumentar os preços dos serviços de design*
Não necessariamente, quem regula o preço é o mercado, não um Conselho de Classe. No máximo o sindicato pode colocar um valor mínimo para a hora de trabalho de um designer.


Enfim, na minha opinião, sou extremamente favorável a regulamentação, pois acredito que isso irá ajudar muito aos profissionais, pois irá organizar nossa profissão (apesar de não ser essa a função principal da regulamentação). Com a regulamentação poderemos impedir práticas predatórias, como a modalidade "leilão" (que sites como wedologos e etc fazem). Um conselho de classe pode unir força com os sindicatos para exigir melhores salários. Um conselho pode fazer pressão para que o MEC cobre mais qualidade no ensino universitário. Enfim, acredito que os benefícios serão maiores dos que os onus criados.

OBS: Apesar de ser a favor, reconheço que a regulamentação não é algo necessário (vide tópico 1).

Exibições: 406

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

Comentário de Daniel Marques Cotrim em 5 janeiro 2012 às 16:17

Eu discordo um pouco do item *1. Como a regulamentação exige a formação superior para a prática da profissão, ela garante 1 menor número de micreiros no mercado de trabalho, favorecendo também os designers, já que com menos micreiros, consequentemente o nível dos trabalhos aumenta e a categoria é melhor vista pela sociedade e pelos clientes.

Mesmo assim, parabéns pelo post, muito interessante...

abs 

Comentário de Hilario em 23 dezembro 2011 às 0:30

Comentário elucidativo realmente, mas se este for um dos "melhores comentários", entao a coisa tá beeeem devagar mesmo hein. rsrsrs

Comentário de Marcia Nassrallah em 18 dezembro 2011 às 22:42

Essa verdade já foi discutida aqui muitas vezes e parece interminável não é mesmo?

Que todos reflitam mais uma vez...

Comentário de Leonardo Baptista Lopes em 18 dezembro 2011 às 13:12
Concordo plenamente, principalmente com o item 1, que mostra a menor importância da regulamentação do design em comparação com a engenharia

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)