DesignBR

Vai Design!!

TUDO AZUL: uma onda de lembranças e percepções

 

A cor é uma característica da luz. Se esta não existisse, não existia cor. Estamos envolvidos por uma atmosfera de vibrações de ondas, onde a cor é composta por ondas electromagnéticas de diferentes comprimentos das quais só vemos, algumas,  a olho nu, nomeadamente quando olhamos através de um prisma ou de uma gota de água. Isso é possível, porque vemos através do processo de refracção e reflexão dos raios solares, o arco-íris e as sete cores (que serão infinitos tons para cada cor). Já as ondas abaixo do vermelho e acima do violeta não são perceptíveis pelo ser humano, os também conhecidos infra-vermelhos e os ultra-violeta.

 

O importante é que a cor pode ser utilizada para alterar a percepção que temos do espaço. Podemos fazer uma sala parecer maior ou menor, mais alta ou mais baixa ou até mais fria ou mais quente só utilizando a cor como ferramenta. Além das percepções físicas, a cor influência ainda o nosso estado de espírito, poderá transmitir paz, tranquilidade; energia e ação, criatividade; pode abrir o apetite, assim como, provocar depressão.

Devemos ter certeza de que o uso da cor é uma ferramenta básica e um elemento chave na personalização da nossa casa ou do ambiente que desejamos decorar.

 

Depois de falarmos dos tons florais, diante dos infinitos azuis, vamos dar atenção aos refrescantes: são os tons mais sofisticadas do espectro de cores e combinam muito bem com bordas em verde-limão e turquesa, também com outros tons pasteis.

Para bordas e listras, um azul quente pode ser muito dominante, mas quando combinada com branco tem-se um efeito impressionante e de fácil convivência que nos remete ás lembranças naúticas.

É uma combinação repousante que funciona muito bem nos banheiros como também na cozinha, no quarto,na sala, ou áreas de repouso, de lazer, nas varandas... 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O azul também é facilmente combinado com outros materiais, refinados,como metais, cromo, rústicos como o cipó, junco, e madeiras claras ou escuras (que ajudam a quebrar a monocromia do tom); pedras e vidro e o resultado final será uma casa calma, mas ao mesmo tempo inspirador .   

 

Do rústico ao sofisticado, o azul vai pontuando em climas diferentes na decoraçao: seu espectro provocam sensação de aconchego ou sofisticação. Mais do que cor, estamos falando de energia vital, de ondas que nos envolvem, que nos remetem a lembranças e percepções.

Usado como você deseja, torna-se uma proposta para o bem estar, com qualidade de vida: estes são alguns dos atributos do do design de interiores.

 

Ainda tem mais sobre este tema, o qual  concluiremos na proxima leitura.

 

 

Fontes:

A Cor e o Processo Criativo (Lilian Reid Miller Barros)

Fotos de Caso das Casas

Exibições: 231

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

Comentário de Rosemar Ribeiro em 6 abril 2011 às 19:00
Adorei as dicas!!!

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)