DesignBR

Vai Design!!

Projeto final da disciplina de Prática Projetual III no curso de Design Grafico da Universidade do Estado de Minas Gerais, sob orientação de Daniele Luz, Ricardo Portilho e Sérgio Luciano. O objetivo era associar um assunto específico com os elementos do design editorial, da curadoria do conteúdo até o processo de produção gráfica. 


A história do design gráfico e editorial é fortemente influenciada pela Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento da tecnologia e a necessidade do design gráfico como ferramenta de divulgação da guerra trouxeram novas possibilidades, enquanto o surgimento de alguns movimentos artísticos como o modernismo mudou a maneira de pensar da sociedade na época. Este livro objeto busca analisar paralelamente os dois assuntos para que o leitor possa observar que o design editorial e o maior conflito da história da humanidade caminham juntos e trouxeram mudanças primordiais para o design contemporâneo.

A intenção foi estabelecer dois métodos de navegação diferentes, trazendo uma identidade editorial distinta para cada um deles. O editorial, objetivo e moderno. A guerra, sangrenta e angustiante.

A capa traz em alto relevo as duas linhas do tempo utilizadas no miolo. A encadernação foi feita com capa dura e costura, que garante maior resistência ao livro - que tem caráter histórico e de referência e, portanto, será bastante utilizado.

Duas linhas do tempo distintas foram definidas. Para o editorial, um pontilhado que lembra o modernismo e para a guerra, tracejados que remetem às rotas dos mapas na época.

A cor vermelho sangue é predominante no segundo assunto, trabalhada nas fotografias para trazer uma sensação negativa, enquanto a interação entre o preto e branco é utilizada no primeiro, relembrando os primórdios da impressão gráfica.

O grid modular é baseado no mapa-mundi, com 24 subdivisões contando com as páginas espelhadas. Esse mapa é exemplificado na sobrecapa, que confere acabamento e proteção ao livro. 
Para complementar a experiência, foram desenvolvidos alguns postais de momentos importantes da guerra, que sofreram algumas intervenções para simular o desgaste do tempo, como dobras, rasgos e queimaduras.

O resultado é um livro-objeto que se torna uma metáfora da guerra, com dois eixos diferentes que se encontram em alguns momentos. O objetivo não é criar um conflito. "Paralelismo" seria mais adequado.

LINK

Exibições: 327

Tags: Design, Editorial

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)