DesignBR

Vai Design!!

É mais ou menos assim que eu me sinto.

Estamos entrando em um ano de “crise”. Mais um ano de crise. Quantos anos de crise eu já vivi? Melhor contar os anos SEM crise. :p

 

Engraçado que em todo “início de crise”, ouvimos invariavelmente aquela frase: “É uma época de oportunidades!”

 

Otimismo exagerado? Nem tanto. Se você for empreendedor, pode tentar tirar oportunidades de uma fase ruim. Descobrir nichos de mercado, desejos que não são atendidos - ou não são BEM atendidos… - ou quem sabe, criar um serviço ou produto que caia no desejo popular.

 

Mas um período de crise não é só um período de oportunidade. Existe a… crise, para atrapalhar. Os investidores ficam ainda mais seletivos, o dinheiro mais caro, as pessoas retraem seu consumo. O ceticismo aumenta, conforme a crise se mantém ou se agrava.

 

Vencer todas essas dificuldades para aplicar e fazer funcionar uma ideia, exige disposição!

 

Mas eu não quero ser pessimista. Não é essa a ideia. Eu acredito que as oportunidades estão por ai e independente de crise ou não crise, quem tiver boas ideias e for persistente, realiza. Consegue. Alcança. Vence.

 

O que eu quero dizer é que esse mito não é real. Pode ter sido um dia. Mas não é mais. Esqueça as listas de “como vencer na crise”. Aliás vamos dar uma esquecida nas listas em geral, né? A coisa saiu de controle faz tempo!

 

Eu li e ouvi, nessa virada de ano, muitas “receitas" de sucesso. A maioria delas, nada mais do que a repetição de coisas que já deveriam ser feitas por marcas e empresas há algum tempo…

 

Por exemplo, relacionamento. Empresas e marcas, que não estão focadas em construir relacionamentos desde muito, estão apostando no consumo aleatório e sentirão a crise de forma mais profunda. Iniciar agora, uma "política de relacionamento" com clientes, não vai tirar a diferença. Possivelmente, o dono da marca ou da empresa, vai desistir no meio do caminho. Não vai querer investir, sem ver resultados imediatos. Afinal, estamos em crise! Precisamos vender! Reduzir investimentos e “gastos”… O empresário, vai trocar a política de relacionamento, as ações de fidelização por… .descontos! Redução da margem de lucro, para aumento de movimento. Afinal, na crise, o importante é sobreviver!!!

 

Não quero dizer que não deva ser sugerido ao cliente, uma política de relacionamento, caso ele já não a tenha ou caso a política de relacionamento dele seja fraca, ruim ou… falsa. Mas, não será a receita mágica de crescimento na crise. Até porque, relacionamento não se constroe em 30 dias.

 

Outra fórmula mágica é aumentar a “sustentabilidade financeira” da empresa. Ih… Vai mandar gente embora e sobrecarregar os que ficam com “confiança” e “investimento”. Significa que quem ficar vai trabalhar o dobro, para receber a mesma coisa.

Não deveria ser assim. Uma análise de sustentabilidade financeira foca em melhorar processos, reduzir desperdícios e melhorar os resultados. Ela demora a ser feita e não é um investimento baixo. Como fazer um investimento desse porte, em recursos e em tempo, no “meio da crise”? Então, se não é feita dentro de um planejamento estratégico de longo prazo, acaba sempre em redução de equipe e aumento de trabalho, demolindo ambientes e criando obstáculos para a inovação.

 

Por outro lado, empresas que tem uma política de relacionamento com os clientes já estabelecida, que já analisa seus custos, investimentos e fluxos de trabalho, tendem a sentir menos a crise.

E conseguir movimentar-se a com a velocidade necessária para manter seus mercados e números.

 

Não existem receitas prontas. O que existem são empresas que estão focadas, acompanham a evolução dos clientes e do mercado e empresas que estão paradas no tempo. As paradas no tempo, terão de correr mais.

 

Se existe um conselho, uma receita a ser seguida pelos empresários é exatamente não partir para o desmanche das equipes, não “investir" na demissão e na “redução do quadro”. Invista no aprimoramento dessa equipe e dos seus processos. Treine. Faça consultorias pontuais sobre pontos onde a fluxo de trabalho visivelmente tem gargalos. Foque na evolução do seu serviço. Melhor atendimento, melhor entrega, melhor pós venda. Atenção com o cliente.

 

Olhe sua empresa, de fora e identifique os pontos criticos. Atue pontualmente, sobre os pontos críticos, buscando resultados não financeiros, mas de melhora do produto e serviço, sem elevação de custos.

 

Não consegue olhar sua empresa “de fora”? Chame um designer.

 

Se sua empresa tiver esse pensamento, que nem é tão difícil e deveria ser o foco primário de qualquer marca, o relacionamento será construído, os custos cairão. A crise passará.

 

Mas, atenção! A implantação de novas estratégias em uma empresa, começa pela diretoria! Se a diretoria não aceita as novas ideias, se não modifica seu comportamento em prol da melhoria de processos e do foco no cliente, nenhuma equipe do mundo o fará…

 

Esses raciocínios, valem para o designer também. Afinal, é preciso construir relacionamentos com o cliente. É preciso ter bom atendimento, bons prazos de entrega, um atendimento pós venda, para saber se os resultados esperados foram atingidos. É preciso ter interesse no cliente. Se nós somos estratégicos, temos de demonstrar essa estratégia no nosso trabalho!

 

Se existe um profissional que tem tudo para fazer bonito na crise, é o designer.

 

Então vamos criar, projetar e construir! E a crise que se f*#@!!!

 

Feliz 2015, designer.

 

 

 

*Feliz Ano Velho é o título do livro do Marcelo Rubens Paiva, que conta a história do acidente que o deixou tetraplégico. Leitura obrigatória nos idos de 1983/84. Época de muitas crises… A "década perdida”. Mas mesmo assim, foi boa demais! :)

 

Exibições: 126

Tags: 2015, Feliz, PauloBragaPrado, ano, clientes, consumo, corporações, crise, design, designer, Mais...diretoria, empresas, investidor, investimento, marcas, relacionamento, sustentabilidade, velho

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

© 2017   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)