DesignBR

Vai Design!!

Explicação sobre as lesões das PCD's (Pessoas com Deficiência).

Boa noite à todos os designers, como ontem (03/12) foi o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” selecionei uma frase de um telespectador do “Programa Especial” da TV Brasil, que copiei do facebook!

"Um dia para que todos reflitam sobre as condições de vida de nós pessoas com deficiência. Que possamos desenvolver juntos melhorias e um conceito social mais aberto para nós."

Autor da frase: Teco Barbero (fotógrafo cego).

E apesar de minha Coluna ser sobre Acessibilidade aliada ao Design, adiciono este artigo bem extenso, e espero que esteja bem "completo e informativo" pra que compreendam melhor sobre as "PcD's" (Pessoas com Deficiências), inclusive com explicações sobre as lesões e seus níveis de complicação e de comprometimento da “Pessoa com Deficiência”.

Tetraplegia e Paraplegia - Causas e complicações em pessoas tetraplégicas e paraplégicas

A paraplegia é resultante de uma lesão medular e é frequentemente consequência irreversível de algum trauma ou doença.

Este tipo de lesão traduz-se na perda de movimentos e sensibilidade dos membros inferiores, impossibilitando o andar, porém os braços e mãos continuam com seus movimentos preservados e perfeitos.

Normalmente as lesões que resultam em paraplegia situam-se ao nível da coluna lombar sendo que quanto mais alta for a lesão maior será a área de impacto, abrangendo o equilíbrio e sensibilidade, uma vez que a medula é afetada.
A tetraplegia, assim como a paraplegia, também é resultante de uma lesão medular cujo traumatismo de qualquer natureza pode ter como consequência esse nível de lesão, se não for mortal.

Esse traumatismo requer que compreenda uma seção parcial ou total da medula espinhal, compreendido entre a primeira e a sétima vértebras cervicais Além de poder ser também uma consequência irreversível de alguma doença neurológica, ou tumor, nesta região da medula espinhal.

Os traumas que podem causar tetraplegia geralmente são decorrentes de acidentes com veículos, de mergulho, queda, violência/briga, trauma esportivo e tiro na espinha provocando lesão aguda na medula espinhal.

A tetraplegia é causada por interrupção nas vias motoras e sensitivas que percorrem a medula espinhal, ao nível da coluna cervical, entre a primeira e a sétima vértebras cervicais.

Quando a tetraplegia é uma lesão medular completa, leva à perda de equilíbrio e do controle motor, e também a perda da sensibilidade dos membros superiores, inferiores e do tronco. Podendo também afetar de maneira significativa a musculatura respiratória, e em muitos casos tornando-se uma pessoa desprovida de autosuficiência que terá necessidade de assistência contínua durante toda a vida.

A interrupção dos estímulos nervosos pode ser completa ou incompleta, levando, assim, a diferentes repercussões e sintomas ou podendo, inclusive, causar a morte.

Nas pessoas lesionadas neste nível o sintoma mais óbvio, na maioria dos casos, é a paralisia dos membros, porém também há outras complicações médicas, como o prejuízo de diversas funções vitais, como: digestão, perda ou prejuízo do controle urinário, trombose, problemas de respiração, úlceras de pressão, pneumonia e outras funções automáticas.

Em tetraplégicos com lesão medular no nível da 5ª Vértebra Cervical, ocorre, quase sempre, como disse antes, uma grande perda do equilíbrio, porém, em meu caso, ainda mantenho um pouco dele, mas sem controle motor das pernas. E nas mãos só continuo com o movimento de puxá-la pra trás, porém sem nenhum movimento nos dedos.

E incluindo algumas outras complicações, como a perda da sensibilidade em partes das mãos e dos braços, e a percepção “psicossomática”, que é a sensação de membro(s) fantasma(s), que pode ser amena e suportável, ou não, necessitando de tratamento a base de medicação.

Muitas destas complicações são devido à diminuição da movimentação, sendo que algumas delas podem ser prevenidas com vigilância e auto-cuidado, junto à fisioterapia de manutenção.

Assim, necessita-se da intervenção de outras pessoas não só para lhe assegurar um mínimo de mobilidade, mas também para realizar os atos cotidianos necessários à sobrevivência, como comer ou praticar a higiene pessoal, ou vários outros tipos de auxílios.

Porém há os tetraplégicos que possuem uma certa mobilidade e força nos membros superiores, e estes devem se manter sempre com exercícios físicos para os braços, pra os manter ativos e fortes e para não haja atrofia dos músculos.

Contudo essa mobilidade e força sempre dependerão do nível da lesão, e ainda são aquém da normalidade de uma pessoa sem lesão. Mesmo com as atuais inovações nesta área.

Espero que o artigo tenha atingido seu intento, que é o de explicar e também impactar todas pessoas, pois pra se tornar um "PcD" (Pessoa com Deficiência) só é preciso estar vivo e sofrer um acidente ou ser acometido por uma doença, ou ser um "portador de uma deficiência" de nascença.

* Ps.: Desculpem-me se errei em alguma questão, ou explicação, pois não possuo um pleno conhecimento sobre as lesões medulares pra poder explicar corretamente todos os níveis de complicações e de comprometimentos da “Pessoa com Deficiência” neste meu artigo.

Exibições: 264

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)