DesignBR

Vai Design!!

Estudante ensina catadores a confeccionar móveis com madeira de demolição

Uma linha de móveis feitos com madeiras recolhidas no lixão da Estrutural e recicladas por catadores de lixo. Foi nessa idéia que o estudante de Desenho Industrial da Universidade de Brasília (UnB) Thiago Lucas dos Santos investiu para elaborar seu projeto final de graduação.

Na última quinta-feira (8/9), Thiago apresentou à banca examinadora um conjunto de mobílias composto por um banquinho, uma mesa lateral e uma mesinha de centro, todos feitos de madeiras de demolição civil. O trabalho, chamado “Linha de mobiliário com madeiras descartáveis”, garantiu nota máxima na conclusão de curso do estudante.

A pesquisa do designer começou a ser feita a partir de uma disciplina de desenvolvimento socioambiental, ministrada no curso Desenho Industrial há dois anos atrás, que se estende até hoje. E os resultados vão muito além dos muros da faculdade.

O espaço escolhido para por em prática o projeto de Thiago foi a cooperativa de catadores Sonho de Liberdade, que possui cerca de 60 integrantes, incluindo ex-presidiários, sendo 30 deles responsáveis pela coleta de madeira.




A proposta era desenvolver um método simples de fabricar móveis e ensinar esse método aos catadores para que eles pudessem mobiliar suas próprias casas. Diante da boa recepção da experiência pelo grupo, Thiago enxergou na construção de móveis uma oportunidade de agregar valor ao trabalho dos catadores e decidiu ensinar os catadores da cooperativa a produzir e vender estes móveis, como fonte de subsistência e reintegração social.

O ex-aluno da UnB conta que antes de surgir o projeto, os catadores faziam ripas para faixas de propaganda política. O trabalho demandava muito tempo e o resultado não era satisfatório. Muitos dedicavam o dia inteiro na confecção dos materiais para lucrar apenas R$5,00.

“Com a fabricação de móveis mais estilizada e comercial o lucro da Cooperativa deve aumentar e isso vai mudar pelo menos um pouco a vida dessas pessoas”, explica Thiago. A linha desenvolvida pela designer ainda não está sendo comercializada. Ele observa que a cooperativa necessita de mais apoio e está em busca de financiamento.

Os móveis são trabalhados a partir de um desenho geométrico de encaixe, o que permite que as pranchas de madeira sejam montadas e desmontadas. “Tentei fazer algo que se adequasse à realidade da cooperativa, que pudesse ser produzido lá dentro”, relata o autor do projeto.

Para ter certeza da viabilidade de se confeccionar os produtos, Thiago decidiu por a mão na massa. “Eu mesmo construí os móveis. Se eu, que não sou marceneiro, consegui fazer os móveis em uma tarde, o pessoal da cooperativa, que já tem a técnica de produção, vai fazer muito mais rápido”, explica.
Thiago diz que apostou na cooperativa Sonho de Liberdade, pois eles fazem um trabalho dinâmico e são bem estruturados. E ressalta a importância do fundador e coordenador da cooperativa, Fernando Figueiredo, para que o processo se desenvolva. “Agora nós não sabemos quando vamos começar a comercializar. Mas sabemos que isso vai acontecer com ou sem financiamento, porque o Fernando sempre dá um jeito de fazer a coisa acontecer”.

A cooperativa já possui alguns parceiros para desenvolver o projeto, dentre eles, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) e a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (CENTCOOP-DF).

Apesar de criar uma possibilidade para mudar a vida de catadores da Estrutural, o recém-formado estudante de designer garante que a transformação inicial aconteceu com ele. “Eu sei que parece que eu estou fazendo um projeto para melhorar a vida dos outros. Mas a primeira mudança que eu notei foi em mim. Eu cresci muito trabalhando com a cooperativa, de um jeito que não cresci em cinco anos de faculdade”.

Depois de graduado, Thiago já trabalha como bolsista da universidade, capacitando catadores para a produção de sua linha de móveis.

 

Thiago Lucas dos Santos ensina catadores a aproveitarem o melhor da madeira de demolição. Mobília surgiu como trabalho de conclusão do curso de desenho industrial. Imagem: Dalai Selino/Esp CB/D.A Pres
Thiago Lucas dos Santos ensina catadores a aproveitarem o melhor da madeira de demolição. Mobília surgiu como trabalho de conclusão do curso de desenho industrial. Imagem: Dalai Selino/Esp CB/D.A Pres
Thiago Lucas dos Santos ensina catadores a aproveitarem o melhor da madeira de demolição. Mobília surgiu como trabalho de conclusão do curso de desenho industrial. Imagem: Dalai Selino/Esp CB/D.A Pres

Exibições: 774

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

Comentário de Cynthia Menezes batista Magalhãe em 27 setembro 2011 às 16:50
Muito interessante e proveitoso. Fazer o que gosta e melhorar a vida dos outros...não tem preço!

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2018   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)