DesignBR

Vai Design!!

Encerrando por hora sobre a Regulamentação do Design

Encerrando por hora sobre a Regulamentação do Design com um comentário extraído da página da ProDesignPR com Autoria do Tulio Filho:
"Vou tentar comentar todos em apenas um post.

1. De nada adianta discutir o projeto de lei que foi vetado. Se foi vetado, parte-se para outro e ponto.

2. Ninguém aqui falou que o texto é bom, nem mesmo eu. O texto tem falhas e é bom que se diga que o texto do Projeto de Lei foi feito e remendado por políticos, para ser aprovado por políticos e não por designers. Nós não aprovamos leis. Nós poderíamos ter discutido, comentado, se mobilizado, para que ele estivesse mais próximo dos interesses da comunidade do design. E que fique bem claro: CO-MU-NI-DA-DE. Um projeto de lei nunca atenderá a todas as necessidades. Sempre algo ou alguém ficará de fora. E a aprovação do texto seria apenas o começo do trabalho de regulamentação. Neste sentido o texto é bom, pois deixa aberto a possibilidade da própria classe determinar como os próximos passos seriam tomados.

3. Se você não é formado em design não é designer. Ponto final. Você pode dizer que faz algo parecido com design, mas não que faz design. Você pode definir em sua casa um cômodo, pode chamar um pedreiro para fazer um puxadinho, mas não pode dizer que é arquiteto ou engenheiro. É assim que funciona. Neste sentido o projeto era inclusivo pois previa que pessoas que comprovassem ao menos 3 anos de atuação, seriam definidas como designers. Antes que me perguntem, o Projeto não previa a forma como isto aconteceria. Como falei, quem definiria isto seria a própria comunidade do design.

4. Regulamentação não pode ser entendida como custo, de forma alguma. Regulamentação deve ser entendida como equalização, como colocar claras as regras do jogo. Hoje outras atividades projetuais como a arquitetura e a engenharia são regulamentadas. Nós não. Isto é muito, mas muito preocupante a partir do momento em que o CAU se volta às nossas atividades. Estão reclamando da possibilidade de ter que pagar para um Conselho? Preparem-se pois existe a possibilidade de ter que pagar para o CAU. Na Câmara passou ontem outro projeto de regulamentação do Design de Interior. Pelo que sabemos existe um caminho bastante possível de junção com o CAU. E aí para você que se diz designer, receber uma cartinha do CAU cobrando explicações e grana é um pulinho.

5. A regulamentação não visa qualificar o designer, ou seja, não visa separar o bom design (ou designer) do mal. Isto quem faz é o mercado. Aliás já o faz. A regulamentação visa dar legitimidade à profissão. Visa facilitar a possibilidade por exemplo, do design (e do designer) ser contratado pelo poder público. Visa dar a possibilidade do designer assinar tecnicamente projetos. Visa dar a possibilidade do designer ter um piso salarial e um plano de carreira estruturado. Visa valorizar sim a graduação em design. Visa fortalecer a comunidade, o mercado e a cadeia produtiva do design.

6. Muitos falam de burocracia e que esta seria o principal motivo para não querer a regulamentação. Me desculpem, mas não posso admitir tamanha ingenuidade. Desde quando não passamos por burocracia? E quem disse que um Conselho aumenta ela? Qual nossa experiência com um Conselho? Como saber se um possível Conselho de Design trabalharia da mesma forma que outros Conselhos? Muitos falam em sindicato. Quem é contratado CLT (felizmente ou infelizmente esta é a norma vigente no país) já é obrigado a sindicalizar-se e muitas vezes nem sabe qual é seu sindicato e o que o sindicato faz por ele até o momento de uma recisão. Não sabe também que deve pagar uma contribuição sindical anualmente, mas que também pode solicitar a isenção desta. Ficar fazendo conjecturas sobre uma possível burocracia não faz sentido em um país que é uma burocracia só.

7. A discussão proposta neste post é relativa a capacidade de mobilização, de aglutinação e multiplicação, de cooperativismo do designer. Li coisas absurdas. Que as associações de designers são "pelegas", que só servem para assegurar interesses de poucos, que só servem para dar visibilidade para alguns que querem aparecer, que só servem para gerar confete. Isto é um absurdo completo. Ou melhor, talvez não seja assim tão absurdo. Isto é prova de que não sabemos nada, absolutamente nada sobre comunidade. E só acentua o meu texto. A verdade é que os designers estão muito pouco preocupados com a sua comunidade, com a sua classe, com o seu mercado. Quem dá a uma associação como a ProDesignPR o adjetivo de "pelega" não tem a menor ideia do que é uma associação. Não tem ideia principalmente do trabalho que há por trás de uma associação, feito inteiramente de maneira voluntária, juntando estudantes, professores, profissionais e empresários de design. Na Pro nenhum diretor ganha salário ou qualquer valor. A gente trabalha e investe nosso tempo (leia-se dinheiro) por uma causa. E esta não é a causa pessoal, ou melhor, é sim pessoal! Manter a minha profissão, o meu sustento, o meu futuro. Mas o fato é que a gente junta gente que pensa como a gente para compartilhar este futuro. Não obrigamos ninguém a fazer nada. Vem quem quer. Trabalha quem quer. Se envolve quem quer. O que fiz foi de fato aproveitar este momento de indignação para propor um caminho paralelo. Podemos sim nos fortalecer independentemente de um projeto de lei, de um Conselho.

É isto."
LINK: www.facebook.com/prodesignpr

Exibições: 90

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)