DesignBR

Vai Design!!

Designer é mais ou menos assim, né. 

O tempo todo olhando.

Mas olhamos com um olhar diferente. Pegamos detalhes que ninguém vê e muitas vezes nos escapam, às coisas mais comuns. Temos um ponto de vista diferente, dizem. Acredito que é mais a maneira de olhar. Não o ponto de vista, mas o que procuramos enxergar.

Eu, por exemplo, procuro enxergar o todo. O conjunto funcionando. Ou não funcionando…

Quando chego em um cliente, na sala de espera, já identifico uma meia dúzia de possíveis problemas com o layout, o fluxo, o ambiente, as pessoas.

Se vou a um restaurante, reparo no salão, no cardápio, no atendimento, nos fluxos de trabalho, nos espaços definidos para clientes e funcionários. Fico diagnosticando... O que significa essa marca? Por que esse nome? Por que tanto espaço ali e tão pouco aqui? Por que o cardápio não tem indicações de bebidas junto aos pratos? Por que tem tantas fotos? Por que não tem fotos? Por que a tv está fora de ângulo para a maior parte dos clientes? Por que que um serviço tão impessoal? Por que não temos um layout diferente?

Num show a coisa piora! Desde a filipeta, o cartaz, os anúncios do show, o ingresso, o layout da casa, a ambientação, a iluminação…

É um eterno reparar. Ver se eu poderia melhorar as soluções utilizadas, aprendendo com elas.

Em todo lugar é assim. Não consigo desligar o olhar.

E o foco é sempre exatamente esse: como melhorar? Não é o caso de ficar criticando as soluções. É tentar entender se aquela solução era a melhor para aquele problema.

Pensando e olhando assim, há muitos anos quebrei a barreira do papel. 

Minha formação original é em design gráfico. Mas desde o início, ao entrar em um novo projeto via muito mais do que a necessidade de um folder, um folheto, um manual, uma marca. Sempre acabava prestando atenção no… problema. E procurava mostrar isso ao cliente. 

No começo, buscava as soluções que eu poderia oferecer. Um foco maior no público- alvo, uma linguagem mais próxima. Mas fui percebendo que a maior parte dos problemas não poderia ser resolvida somente assim. E comecei a estudar para tentar enxergar melhor e poder propor melhores soluções. Marketing, fluxos de trabalho, gestão, organização e método.

Em paralelo, chegou a internet (sim, sou de antes da internet…) e gostei da ferramenta. Html, php, css, cms, marketing digital, seo.

Tudo que puder ajudar a resolver o problema do cliente é fonte de conhecimento para mim.

Claro que não dá para ser especialista em tudo. Mas é preciso conhecer o suficiente para perceber quando a solução passa por determinada tecnologia ou expertise. E, para solucionar, monta-se a equipe de especialistas necessários.

Me acostumei a projetos diferentes. Criar novos conceitos de negócios, apoio ao desenvolvimento de arranjos produtivos (trabalhando junto ao Sebrae e outras entidades), transformação de ambientes de trabalho, reformulação de comunicação (lidando mais do que apenas com a parte visual, mas como a informação trafega no interior da empresa/instituição). Sem deixar de trabalhar em projetos convencionais, como marcas, papelarias, folders, revistas.

Tentei várias classificações para o meu tipo de design. Designer de serviços. Designer Empresarial. Design Thinker …

Embora ainda use Design Thinker, creio que a mais perfeita é mesmo… Designer.

Porque designer é mais ou menos assim, né.

Quer mexer em tudo, quer mudar. Melhorar.

E tudo isso sempre começa com o olhar.

Exibições: 87

Tags: PauloBragaPrado

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

© 2017   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)