DesignBR

Vai Design!!

A primeira visita foi um sucesso!

O cliente gostou de você, acredita no que você propôs.

As portas da empresa estão abertas e agora começa o trabalho!

 

E o projeto começa pela interação do designer com a equipe da empresa.

Conhecer a todos.  Diretores, gerentes, funcionários chave. Explicar o que está sendo pensado e o que será desenvolvido. Independente do tamanho do projeto, a interação com a equipe é fundamental para o entendimento do DNA da empresa.

 

Essa interação pode ser mais complexa, conforme o ambiente da empresa.

 

O trabalho do designer, sempre é dependente das informações que recebe. Em ambientes onde ele é recebido com ressalvas, fica muito mais difícil conseguir essas informações. Já encontrei equipes que não se comportavam como equipes e equipes que eram verdadeiramente fechadas no grupo.

 

Ambos os perfis são difíceis. Porque nenhum dos dois está focado nas necessidades da empresa. Estão focadas na sua individualidade - competição extrema - ou na proteção do grupo - falta de competitividade.

 

Equipes devem ser fechadas em objetivos, metas. Essas são as mais fáceis de alcançar. Porque ao identificarem que o seu trabalho visa facilitar e elevar o trabalho delas, a afinidade é imediata.

 

Já encontrei equipes que eram responsáveis pela sobrevivência da empresa, contornando com dificuldade uma chefia sem foco.  Já encontrei empresas onde o ambiente era tão competitivo que o “turnover” ficava quilômetros acima da média do mercado. Os resultados eram bons, mas a imagem da empresa péssima. Isso estava vazando para o público e começava a comprometer os números.  Vi empresas com ambientes totalmente horizontais, onde apenas a liderança mantinha todo o processo funcionando.  E empresas com um ambiente vertical e hierarquizado, onde os fluxos de informação permaneciam os mesmos desde o século passado.

 

Em todos esses ambientes, o designer tem de conseguir afinar-se com a equipe e definir a realidade ali dentro. Só conhecendo essa realidade ele poderá construir um projeto de sucesso.  Tenha em mente, na sua interação com a equipe:

 

- Identifique-se com a empresa, com objetivos e metas. Não com a direção ou a chefia.

- Defina desde o início, os objetivos da sua interação com a equipe. E o tempo que essa interação tomará do projeto.

- Tenha um conhecimento ao menos intermediário da empresa e avançado do mercado. Isso já é importante com o dono da empresa. Com a equipe, mais ainda.

- Ouça as reclamações mas nunca se coloque como porta-voz nem como “advogado" da equipe.

- Demonstre como o seu trabalho pode modificar para melhor o trabalho da equipe. Gaste o tempo necessário para que todos entendam o que você está fazendo e quais os resultados esperados.

- Não tome partido!

- Valorize a participação de cada um e inclua-os nos resultados. Mantenha-os informados.

 

Alguns aspectos já demonstram o nível de dificuldade que você vai encontrar:

 

- Ambiente muito vertical, extremamente hierarquizado.

- Direção centralizadora

- Atuação da empresa em mercados pouco competitivos.

 

Nesses ambientes, o contato do designer com a equipe é desvalorizado pela direção da empresa. Mas você deve insistir nele.

 

A visão do “dono" é muitas vezes, uma visão idealizada. É aquilo que ele gostaria que fosse. Só na interação com a equipe, na observação, é que iremos descobrir o real DNA. O real ambiente.

Já encontrei empresas onde a visão do dono era absolutamente diferente do que estava acontecendo. São os casos mais difíceis porque essa discrepância pode invalidar totalmente o primeiro diagnóstico e portanto, todo o foco do projeto. É um momento difícil, voltar ao cliente para discutir a visão que ele tem da própria empresa.

pastedGraphic.png

Mas necessário. Projeto que começa errado, termina errado. É preciso corrigir.

 

Mas eu preciso de tudo isso, de tanto trabalho, pra fazer um folder para uma empresa?” - Perguntou o designer, preocupado com o excesso de esforço num projeto pequeno…

 

Veja, acima do tamanho do projeto, está o seu comprometimento com um bom trabalho. Com resultados para o cliente.

 

Claro. Alguns clientes querem “apenas" o folder. E muitas vezes, voce vai entregar apenas o folder mesmo. Isso não significa que você vai deixar de ao menos tentar fazer o trabalho correto.

 

O primeiro passo para a valorização do nosso trabalho começa conosco. Não existe “apenas um folder”. Porque “apenas um folder” não oferece nenhum retorno para o cliente!

 

Se as questões de mercado, muitas vezes nos forçam a aceitar projetos fracos - "apenas um folder", mais um motivo para que tenhamos um posicionamento forte, sobre qual a melhor maneira de trabalhar para que todos os projetos sejam fortes!

 

Esse assunto é longo… voltaremos a ele qualquer dia.

Exibições: 241

Tags: PauloBragaPrado, competição, comprometimento, designer, empresas, equipes, interação, projeto, resultados, turnover, Mais...valorização

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

Comentário de Paulo Braga Prado em 3 dezembro 2014 às 13:36

Exatamente, Gilson.

Uma das ideias básicas é o designer conseguir "entrar" na equipe. Entender como as coisas fluem. quais as dificuldades. Quais os diferencias. E construir com essas informações.
Design não se faz sozinho. Ele é multidisciplinar. Inclui a todos que dele queiram participar. 
É transversal, porque atinge todas as áreas da empresa e todos os componentes da equipe. :)

Essa troca é essencial, como vc disse.  :)

Comentário de Gilson Delicado em 3 dezembro 2014 às 13:09

Temos que pensar e agir como equipe. Não podemos achar que ninguém pode fazer o trabalho melhor que nós. A equipe junta pensa mais, resolve mais e chega mais longe...

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)