DesignBR

Vai Design!!

Criatividade e inovação marcam o “I Salão de Design” do Iesam no São José Liberto

Brinquedo para estimular a coordenação motora infantil, bolsas inspiradas nos Anos 80, luminárias em forma de planta carnívora, cadeiras de balanço com peças que flutuam, mobiliária funcional para pequenas cozinhas e puffs que remetem a jogos eletrônicos. Esses são alguns dos resultados dos projetos interdisciplinares dos alunos do curso de Design do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), que podem ser vistos no “I Salão de Design do Iesam”, no espaço de exposições do Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto.

A promoção é do Iesam, Espaço São José Liberto e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração. Apesar de estar presente e influenciar, direta e indiretamente, no dia a dia das pessoas, o design muitas vezes passa despercebido. Para a designer de produto e coordenadora do Curso de Design do Iesam, Elisa Arruda Kunz, a produção acadêmica da primeira edição do “Salão de Design” visa aproximar a camada estudantil do grande público, setor produtivo local, educadores da área de criação, mercado lojista e empresas que comercializam ou necessitam de serviços na área de design, solucionando, inclusive, problemas latentes da região.

Segundo ela, o projeto pretende, desde o primeiro ano do curso, formar profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho, por meio do fomento à criatividade, aperfeiçoamento do aprendizado da profissão e geração de resultados.

Criatividade é o que não falta nos projetos apresentados, como o dos estudantes Jamir Palheta e Mariana Cavalcante, que buscaram no universo infantil dos jogos lúdicos a inspiração para suas criações. As referências são diversas: o Super Mário Bros, popular game (jogo eletrônico) surgido na década de 80, foi o mote para a concepção da luminária “Piranha Plant” (Planta Carnívora), um dos ícones do jogo famoso. A criação coletiva tem assinatura de Jamir Palheta, Ian Barreto, Jéssica Castro e Natália Pinheiro, atualmente, alunos do segundo ano do curso, que criaram o projeto em 2012.

“Buscamos influências da nossa infância para atingir o mercado jovem, buscando uma nova visão para uma peça clássica, o abajur”, disse Jamir Palheta, contando que a expectativa é que a ideia atraia o público conhecido como “nerd” ou “geek”. O estudante explicou que a planta representa um dos vilões do jogo e a versão do grupo para a luminária tentou mostrar esse lado de uma maneira leve e divertida, trabalhando em cima de formas e cores.

Também na linha infantil, a estudante Mariana Cavalcante, que cursa o terceiro ano, criou o projeto “Dagoo”, um brinquedo de montar desenvolvido junto com as estudantes Agatha Machado e Cláudia Oliveira. Elas também criaram um vídeo que mostra a execução da maquete do brinquedo em câmera lenta (stop motion), publicado no canal de vídeos Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=m457JzDJt7A.

“É um projeto que busca estimular aspectos da criatividade, socialização infantil, coordenação motora e noção espacial”, detalhou Mariana Cavalcante, que, no salão, também expõe três desenhos e outro projeto que chama a atenção: uma bancada multifuncional projetada para cozinhas pequenas. Os dois projetos, acrescentou a estudante, seguem uma linha mais abstrata.

A contemporaneidade se destaca no trabalho apresentado pelo estudante Nio Dias, criado juntamente com Eduardo Lobo e Francisco Guerra, todos do segundo ano do Curso de Design. Eles criaram um projeto de cadeiras de acrílico, denominado “Tensa-Plana”, onde as peças que compõem a cadeira são ligadas por meio de fios quase transparentes, dando a impressão de flutuamento. O efeito é obtido, segundo Nio Dias, com a aplicação de um príncipio da Física, chamado “Fuller” e baseado no equilíbrio de forças de tração e compressão. O estudante ressaltou que os projetos foram pensados e construídos considerando a viabilidade futura de produção em escala real.

Na opinião de Nio Dias, a realização do salão é uma forma de fazer com que a sociedade em geral tenha contato com o design por meio do trabalho dos alunos, mostrando a capacidade que o Estado tem na área. “Especialmente, o empresário, que já pode contar com pessoas especializadas e antenadas com o design contemporâneo aqui mesmo. Não é necessário deslocar-se para o Rio de Janeiro ou para São Paulo porque o Pará, que já é um celeiro de artistas e rico em matéria prima, só faltava formalizar estes conhecimentos”, reiterou Nio Dias, lembrando que também é artista plástico, como o seu pai, de quem recebeu influências para ingressar na área.

O design da “cadeira flutuante” agradou o público que tem visitado a exposição, como o professor Éder Neves, que louvou a iniciativa. “Tem muita coisa criativa aqui, como a cadeira que utiliza a física para a sustentabilidade das peças, sem tocar um membro no outro. É uma proposta interessantíssima e inovadora. Parabéns para os alunos!”.

Para a supervisora de Vendas Lurdes Alves, esposa de Éder, a funcionalidade e praticidade dos projetos de móveis utilitários foram o destaque. Ela apontou dois projetos: uma banqueta construída com gavetas embutidas, a “Paint Puff”, e a “Mesa Cristal”, que abre e fecha, permitindo a utilização de prateleiras internas, própria para ambientes com pouco espaço.

Na mostra também poderão ser vistos painéis de grafite, esmalte e nanquim, peças de vestuário e um vídeo descrevendo o processo de criação das obras. Um desfile de moda, que marcará o encerramento do evento, no dia 28 de abril, também integra a programação do salão expositivo do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia.

Serviço:

O “I Salão de Design do Iesam” segue até o dia 28 de abril nos horários de funcionamento do Espaço São José Liberto (Pç Amazonas, s/n. Jurunas): das 9h às 19h (de 3ª a sábado) e das 10h às 18h (domingos e feriados).

 

Texto:
Luciane Barros - São José Liberto
Fone: (91) 3344-3514 / (91) 08300-3961
Email: lucianefiuza@gmail.com 

São José Liberto
Praça Amazonas, s/nº
Fone: (91) 3344-3514
Site: www.pa.gov.br Email: igama_secretaria@hotmail.com / neneusantos@hotmail.com

Exibições: 86

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)