DesignBR

Vai Design!!

Como o design thinking pode mudar a mentalidade da empresa

Veja como o design thinking pode mudar a mentalidade da empresa (1)

Certamente, você já deve ter visto que gostamos muito de falar sobre o design thinking em nossas postagens. Essa abordagem produtiva nos encanta, pois ela é extremamente contemporânea e oferece uma saída para as formas tradicionais, que tanto geram estresse e desgaste nos funcionários, sem gerar resultados inovadores.

Ela se contrapõe a uma lógica fordista, em que a produção é dividida em etapas bem distintas, nas quais a comunicação é reduzida. O design thinking problematiza um ambiente em que o funcionário deve estar completamente imerso no trabalho, sem espaço para exercer a sua criatividade. O DT é o oposto disso, como explicaremos a seguir.

Deseja aplicá-lo em sua empresa? A gente te ensina como, confira!

O design thinking enfatiza o processo, não o resultado

A primeira coisa a ser entendida, na aplicação do design thinking no cotidiano de empresas e de startups, é que deve ser dada ênfase ao processo e não ao resultado. Por quê?

Se o processo for executado da forma correta, o resultado virá como consequência. Assim, todos os envolvidos devem estar cientes de que a inovação ocorrerá naturalmente, à medida que as etapas forem concluídas.

No design thinking, o pensamento surge em um ambiente livre e descontraído. A pressão por um resultado desvirtua essa abordagem e pode ter consequências muito negativas.

O design thinking pode ser contra-intuitivo

Por não estarem atingindo a meta dentro do tempo estimulado, os membros das equipes poderão culpar um ao outro pelo atraso. Assim, muita energia será gasta resolvendo conflitos, em vez de estar sendo canalizada para a produção.

Por esse motivo, o design thinking pode trazer soluções não-intuitivas para dentro de uma empresa. A pressão causa competição e animosidade entre a equipe, sendo que o DT quer o trabalho coletivo e colaborativo.

Essa sua característica, de evitar a pressão por resultados, pode gerar dúvidas em muitos gerentes, acostumados com a dinâmica empresarial tradicional. Por isso, tenha em mente que os métodos de gerenciamento de projetos tradicionais, com metas, prazos e competição, desperdiçam bastante a energia dos envolvidos, que se tornam estressados e hostis uns com os outros.

Estimular a criatividade

Com o DT, essa energia é direcionada para criar soluções cooperativas, o que, inevitavelmente, gera inovação. Se em curto prazo, uma metodologia tradicional pode gerar efeitos, em médio e em longo prazo elas minam a criatividade da equipe, que não conseguirá pensar adequadamente devido ao estresse! Além disso, provavelmente o seu empreendimento terá de substituir constantemente o seu pessoal.

A sua empresa funcionará como um organismo

O nosso organismo trabalha de maneira integrada. Se algo está indo mal no pulmão e a oxigenação está sendo prejudicada, é enviado um sinal ao coração para que ele acelere o número de batidas.

Tudo está integrado e em constante comunicação! Por isso funcionamos tão bem.

Com o DT, a empresa deverá trabalhar da mesma forma. Deve haver uma constante comunicação com os consumidores e com os fornecedores para que eles possam auxiliar na resolução do problema.

Formar uma equipe conectada

Hoje em dia, contatar um consumidor é simples. Por que, então, esperar que todas as etapas sejam finalizadas para só então pedir a opinião dele sobre o produto?

É necessário mudar esse pensamento no qual há uma divisão de etapas e de trabalho, pois está tudo conectado! Cada membro da equipe deve se comunicar com outro em caso de algum problema ou de algum imprevisto.

É uma questão de mentalidade: todos devem ser incluídos no máximo de etapas possíveis. Afinal, todos os funcionários fazem parte desse organismo complexo que é o desenvolvimento de produtos.

Obter ideias variadas

A sua empresa funcionará muito melhor se você acolher a integração que o DT propõe! Por que isolar o desenvolvimento do produto somente na equipe de criação de produtos?

Alguém da equipe de marketing, por exemplo, pode ter uma ideia que a equipe de criação. Assim como alguém da criação pode ter uma ideia de divulgação que o marketing não teve.

O mais adaptado sobrevive

Todos nós já ouvimos, alguma vez, a frase de Darwin: os organismos mais adaptados sobrevivem. A Teoria da Evolução explica como algumas espécies estão no planeta hoje, enquanto outras já foram extintas.

Essa teoria também pode explicar por que algumas empresas estão há décadas no mercado, ao passo que outras fecham em poucos meses. Elas não se adaptaram às mudanças!

O design thinking propõe um pensamento altamente adaptativo, que poderá fazer com que a sua empresa “sobreviva” no mercado e alcance o topo. No DT, caso algum problema surja em alguma das etapas, a proposta é “vamos pensar coletivamente em como superar”.

Prever adversidades

Assim, diante de um desafio, você inicia novamente todo o processo para que a solução surja e fortaleça o produto. É muito diferente das abordagens tradicionais, que diante de um problema, buscam apontar culpados e falhas, com muito estresse.

Sempre haverá percalços em um projeto e o DT sabe disso. Por isso, utilizamos o problema para aprender e evoluir.

Se a sua empresa não estiver utilizando os erros para aprender, mesmo tendo toda a estrutura necessária ao DT, ela não está aplicando a teoria corretamente. Sendo adaptável, a sua equipe exercitará o “músculo” da inovação e estará, cada vez mais, preparada, criativa e inovadora! Assim, com o tempo, o design thinking auxilia todos a preverem adversidades, aprendendo a evitar o erro.

Sem empatia, o design thinking é uma abordagem qualquer

Isso deve estar sempre presente na mente dos empreendedores. O principal aspecto do DT é o desenvolvimento da empatia, pois ela será o pressuposto para a inovação. Então, os colaboradores deve se colocar no lugar do outro (principalmente do consumidor final) em cada etapa.

Como aplicar o design thinking

Como já foi dito, o DT é, principalmente, uma mudança de mentalidade. Portanto, ele pode ser aplicado em qualquer setor da empresa, mesmo naqueles onde, aparentemente, não há espaço para medidas inovadoras!

A equipe de vendas, por exemplo, pode desenvolver uma capacidade maior de empatia com os clientes, tentando enxergar com os olhos deles. Ela pode pensar em que as outras empresas estão falhando, buscando oportunidades para a inovação.

Assim, trabalhando colaborativamente, cada membro da equipe pode propor ideias de persuasão. Em um ambiente dialógico e socrático, como o proposto pela DT, melhores argumentos para o consumidor surgirão.

Buscar soluções para pessoas reais

Por fim, o design thinking está estruturado em alguns pilares, como empatia, colaboração, cooperação e liberdade. Essa abordagem abandona a ênfase em dados e em estatísticas e lembra-nos do elemento mais importante do mercado: o ser humano. Portanto, é uma abordagem humanizada, que busca soluções para pessoas reais, não para seres idealizados, muito utilizados como modelos mentais em manuais de estratégia de negócios.

Exibições: 191

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)