DesignBR

Vai Design!!

Como alcançar novos resultados com o Design Thinking

Como alcançar novos resultados com o Design Thinking

Alguns empreendedores, observando o sucesso que os designers têm para criar produtos inovadores, analisaram a metodologia que eles utilizam para resolver problemas. O Design Thinking é uma abordagem de gestão, cujas técnicas se baseiam naquilo que os designers fazem para obter tanto sucesso criativo. Portanto, ao contrário do que se costuma pensar, o sucesso desses artistas não vem somente do “gênio criativo”, e sim de uma metodologia inteligente e rigorosa.

Já ouviu falar deste processo criativo voltado para a inovação? Quer saber como alcançar novos resultados com o Design Thinking? A técnica é composta por 4 etapas. Veja-as a seguir!

1- Imersão

Esta etapa inicial é, talvez, a mais importante. Afinal, sem um problema bem definido, será praticamente impossível ter êxito nas próximas.

Lembra-se da sua aula de matemática, quando o professor ficava horas no quadro explicando uma teoria que você não entendia, então ele ia ao quadro resolver o exercício e tudo ficava claro? Com os processos criativos de inovação também funciona assim.

Evolutivamente, o nosso cérebro foi desenvolvido para resolver problemas. Por isso, ele funciona melhor quando utiliza todo o seu conhecimento adquirido para resolvê-los.

Praticabilidade técnica, viabilidade financeira e desejabilidade do produto

Lembre-se de que o Design Thinking trabalha com o conhecimento cooperativo. Por isso, o trabalho em equipe é fundamental.

Com precisão, defina qual é o desafio que você e a sua equipe devem superar. Não seja genérico! Depois, prepare a pesquisa, observando os seguintes critérios: praticabilidade técnica, viabilidade financeira e desejabilidade do seu produto ou da sua marca no mercado.

2- Ideação e criação

Muitas vezes, tendemos a dar a mesma solução para os problemas infinitamente. Algumas vezes isso dá certo, mas em outras é a chave para o fracasso.

Uma das características que qualquer leigo pode observar no mercado do design é a sua constante mudança. Eles não repetem o mesmo modelo infinitamente e estão sempre em busca de novidade. Assim também deverá ser a sua busca para a solução de problemas.

Aqui, o segredo é contar uma história que subjaz o seu problema. Entenda por que ele deve ser resolvido de uma forma prática, compreendendo também a sua contribuição para a vida das pessoas do seu mercado. Procure um significado e veja as oportunidades que, daí, surgem!

3- Aperfeiçoamento das ideias

A tentação de parar na segunda etapa é muito grande. Afinal, nela, muitos empreendedores já visualizam o que desejam fazer.

Mas não se entregue à impulsividade, já que é a principal inimiga de quem deseja ter sucesso no mercado. Deixe que as suas ideias da etapa anterior descansem um pouco. Assim, quando retomá-las, você poderá ver as falhas que, no calor da emoção de ter encontrado a solução, você e sua equipe ignoraram. Não tenha medo de eliminar as ideias mais fracas.

Críticas

Importante também é buscar feedback de outras pessoas que não estão envolvidas no projeto e que, portanto, não têm nenhuma ligação afetiva com ele. Incentive e escute as críticas que elas fizerem.

4- Prototipagem

Neste momento, você deverá criar um protótipo, um modelo no qual a sua ideia é posta à prova, em um ambiente controlado por você. Se, em um lugar supervisionado, ela não funcionar adequadamente, dificilmente ela resultará positivamente no mercado.

A prototipagem tem a função de validar a ideia que vocês tiveram nas etapas anteriores. Viu como alcançar novos resultados com o design thinking? É uma rotina simples que pode otimizar a criação na sua companhia.

Exibições: 167

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)