DesignBR

Vai Design!!

Bom momento do design brasiliense traz feira especializada à Capital

Salão Brasil Criativo tem o objetivo de promover o design brasileiro para o público de Brasília e o design de Brasília para o público brasileiro

Arquitetos brasilienses Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco participam do salão | Foto: Divulgação width=
Arquitetos brasilienses Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco participam do salão Divulgação

Brasília Publicado hoje às 06:00

Brasília sedia, neste final de semana, o primeiro Salão Brasil Criativo – Design & Negócios. O evento é o primeiro do tipo na Capital. O salão tem o objetivo de promover o design brasileiro para o público de Brasília e o design de Brasília para o público brasileiro, além de marcar uma fase próspera do design na capital do país.

“De uns tempos para cá, temos visto uma onda de pertencimento da cidade, uma necessidade de fazer parte de Brasília e não ser espectador. Essa nuvem criativa incentivou os artistas. Esse posicionamento tem trazido retorno e propiciou a vinda de um salão para falar de design”, avalia a coordenadora geral do evento, Cristina Malheiros.


Aciole Félix investiu em desenho de mobiliário Foto: Divulgação

Um exemplo de como essa onda de pertencimento alçou designers brasilienses a outras esferas é Aciole Félix. Formado em projeto de produto e programação visual na Universidade de Brasília, Aciole investiu no desenho de mobiliário inspirado na Capital. Junto com o colega de faculdade Danilo Vale, fundou, em 2013, uma empresa de móveis cujas peças faziam referências à iconografia de Brasília, com cadeiras inspiradas em painéis de Athos Bulcão e um banco inspirado no Palácio da Alvorada.

Um de seus trabalhos ganhou o prêmio Salão Design. Atualmente, Aciole decidiu investir na produção de mobiliário assinado, em seu próprio estúdio, e foi convidado para expor uma de suas peças na Brazil S/A em Milão, durante a famosa feira de design, em abril do ano que vem.

Outro talento produto da Capital é o artista plástico Pedro Sangeon, cabeça por trás do projeto Gurulino, que estampa paredes e murais no Distrito Federal. O artista já foi convidado para eternizar sua filosofia conselheira do cotidiano em diversas cidades do Brasil e do mundo. Atualmente, negocia uma tiragem de camisetas de treino para uma das equipes de basquete da NBA (National Basket Association), dos Estados Unidos.

Pedro tem recebido tantos convites que, às vezes, precisa negar alguns. Recentemente, precisou adiar a viagem que faria ao Rio de Janeiro, para pintar um mural na casa de uma atriz da Globo, em função de outros trabalhos em Brasília. “O meu trabalho ainda está bastante concentrado em Brasília por minha vontade. Tendo a fazer as coisas mais devagar”, conta.

A estilista Luísa Farani já desponta no cenário nacional Foto: Divulgação

Na moda, a estilista brasiliense Luísa Farani tem despontado como um dos nomes mais promissores no cenário nacional, de acordo com revistas especializadas no assunto, como a Harper’s Bazaar. Sua marca, lançada há apenas um ano, estampou as edições de setembro – a mais importante no mundofashion – de três revistas, entre elas uma das especializadas em moda do Brasil: aElle. Uma de suas peças vestiu a atriz Taís Araújo na capa da Cosmopolitan de outubro, e outra caiu no gosto de uma grande formadora de opinião da moda brasileira: Julia Petit.

“Ela mesma comprou a saia e postou no Instagram dela. E ainda comentou no nosso. Foi totalmente orgânico, não sabíamos de nada”, conta a estilista. A apresentadora e blogueira Julia Petit tem 438 mil seguidores na rede social.

Na arquitetura, Brasília também tem produzido talentos. No ano passado, o escritório Bloco (antigo Domo), foi citado pelo site ArchDaily – publicação de referência na área – como um dos 14 jovens escritórios que estão "contribuindo ativamente para construir uma imagem da arquitetura contemporânea brasileira".

O escritório, formado por três sócios ex-alunos da UnB – Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco – já ganhou o prêmio "O melhor da Arquitetura", oferecido pela revista Arquitetura e Construção e é novamente finalista neste ano. 

Exibições: 95

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)