DesignBR

Vai Design!!


Não podemos falar sobre tal assunto sem compará-lo com o alfabetismo verbal, assim sendo podemos visualizar como não é simples aprender a ler e escrever, também não é fácil enxergar. Segundo Donis*, “Quantos de nós veem? Todos menos os cegos”. Contudo a visão está muito além da definição de cores e formas.



O alfabetismo visual possui raízes profundas na arte e na vida. Comparemos este ato com uma pintura de Salvador Dali, O Toureiro Alucinógeno. Ao admirá-lo observam-se as Vênus com seus braços decepados em primeiro plano, mas enxergar não é apenas ver. O Toureiro está formado como parte escondida por entre as Vênus, desenhado no contraste de luz e sombra das esculturas. A grande imagem do homem e sua capa vermelha se mostram para quem consegue ver além do que está a sua frente. Esta é a chave do alfabetismo visual, ver além do que está a sua frente.


Parece complicado. Contudo neste nível usamos alguns métodos básicos da linguagem, ou seja, assim como decoramos o alfabeto também tendemos a decorar os elementos figurativos. Exemplificando, quando vemos uma cadeira, associamo-la ao fato de sentarmos, isso se torna automático, o elemento cadeira e sua função. Uma criança ao começar a ler soletra as letras e também tende a soletrar os elementos até que estes sejam decorados e façam parte de sua mente. Este primeiro nível associativo é básico. Uma explicação para enxergarmos em primeiro plano as Vênus é que já estamos acostumados com sua imagem e função.


Aprofundando o assunto, existe ainda a influência do psicológico no alfabetismo visual. Quem nunca assistiu nos filmes, psicólogos levantando borrões para que o paciente os interprete? Este exercício mental associa nossas experiências mais profundas. Em um dos primeiros filmes de Batman este se depara com tal borrões, no caso se tratava de uma obra de arte, e o associa imediatamente a morcegos. Todos sabem que Batman tem uma experiência marcante com este mamífero. Algumas pessoas podem encontrar em primeiro plano o Toureiro. Talvez por estar mais ligada a cultura espanhola ou ter alguma vivência com esta prática.



Muitas campanhas publicitárias passam despercebidas, esse fato ocorre muitas vezes não pelo efeito zapping ou alguma outra distração, mas porque muitas vezes o consumidor não está preparado para enxergar determinado assunto. Em um artigo anterior acabei questionando as campanhas natalinas e sua pouca diversidade. Hoje me pergunto, será que o consumidor está preparado para uma campanha diferente? Ou ele foi forjado na alfabetização visual do natal ártico?


Estamos acostumados a criar cases de sucesso “mastigando” interpretações para o nosso público-alvo, acredito que chegou o tempo de dar espaço para ele pensar. Propagandas inteligentes já estão se destacando no mercado, gostaria que todos os publicitários apostassem nessa idéia. Não vale a pena subestimar a inteligência do consumidor, ou tratá-lo como criança em fase de aprendizado visual. Sei que é difícil encarar o fato de que o consumidor cresceu, afinal temos que crescer com ele.

* Sintaxe da Linguagem Visual, Donis A. Dondis

Exibições: 2102

Tags: alfabetismo, visual

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

Comentário de Garcia Junior em 28 janeiro 2009 às 9:05
Obrigado pelo comentário no Blogarte Jennefer. Tava vendo teu portfolio. Tem uns trabalho muito bons hein? Gostei particularmente das camisas e das peças editoriais, muito bem feitas.
Comentário de Garcia Junior em 27 janeiro 2009 às 16:37
De nada, comenta lá no blog q é sempre bom...
Comentário de Lucas Santos em 27 janeiro 2009 às 15:34
Excelente apostila! Obrigado por deixar disponível!
Comentário de Garcia Junior em 27 janeiro 2009 às 12:43
Atualizando link pra download da apostila aqui
Comentário de Garcia Junior em 27 janeiro 2009 às 12:42
Esse livro é basilar pra qualquer pessoa que trabalhe com imagens, sejam artistas, designers ou publicitários. è uma das principais referências bibliográficas da Apostila de Arte - Artes Visuais que elaborei.

Download dela http://www.imagetica.net/blog/?p=17

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2018   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)