DesignBR

Vai Design!!

A hora que a brincadeira fica séria, mas continua legal!

Semana passada, tivemos uma iniciativa muito legal e que acredito - espero! - a maioria de vocês tenha assistido pelo menos algumas das palestras. Foi o Innovation Experts 2014

Eu tentei ver a maioria dos webinares que foram propostos. Muita coisa sobre inovação, como não poderia deixar de ser. Entre os que mais gostei, o que falava de Gamification, com a Samara Tanaka.

Procuro acompanhar o mercado de games. Embora não possa me qualificar como um gamer e também não sendo programador, me impressiona a qualidade dos trabalhos e os resultados. Pessoalmente, não enxergava uma oportunidade em games, até travar algum conhecimento com gamefication. Durante o ano passado, vi alguns projetos e percebi o volume de possibilidades que o processo abre para gestão de empresas e instituições. Mas não me aprofundei no tema. Agora, tenho buscado tirar essa diferença.

Gamefication ou gameficação, num abrasileiramento do termo em inglês, é a referência ao uso de jogos em atividades que não são puramente de diversão, entretenimento. Na maior parte das vezes, com a intenção de apoiar o desenvolvimento dos objetivos das empresas. O uso de jogos como parte da rotina de trabalho, introduz um componente social na operação de empresas e corporações.

Um trecho do livro Gamification Inc, me chamou mais atenção ainda para o tema: "Os jogos são um modelo moderno de organização das pessoas com o fim de alcançar um objetivo. A estrutura e os modelos operacionais das empresas ainda são os mesmos do século 19, baseados na hierarquia, na burocracia e na especialização do trabalho com o objetivo de alcançar escala e eficiência dos resultados. Esse modelo exige funções e responsabilidades claramente definidas, processos exatos e gerência baseada em comando e controle, assim como se observa em organizações militares. No mundo moderno, entretanto, tais premissas limitam a capacidade individual, a forma por meio da qual ela é cobrada e o comprometimento com os objetivos profissionais. A Tecnologia da Informação criou a possibilidade de organizar o trabalho de forma diferente — por intermédio do aspecto social —, e os jogos são a plataforma que mais se ajusta como instrumento dessa nova ordem.”

Fiquei pensando em quantos problemas complexos, me deparei nos últimos anos e como a gamificação poderia ter sido usada como ferramenta para buscar soluções...

Claro que não é tão fácil como parece. Se é que parece fácil. O processo de construção é bastante próximo ao processo do design. Envolve muita pesquisa, conhecimento dos contextos e ambientes, das personalidades - públicos -  e muita, muita, muita prototipação. As chances de erro no caminho são normais e podem ser reduzidas com uma boa equipe, muito trabalho e um ambiente propício a inovação.

Nada que assuste um designer. Ao contrário, enxergo uma oportunidade enorme para nós. Com grandes desafios e possibilidades.

A incompatibilidade entre os que cresceram pulando cogumelos, salvando princesas, coletando moedas para ganhar vidas; e os modelos operacionais do século 19 que ainda estão em ação na maior parte das corporações, criam impasses e ao mesmo tempo abrirão caminho para grandes mudanças nos processos organizacionais. E a gameficação, com certeza estará no topo da lista de ferramentas dessa mudança. Seja para engajar, socializar, motivar, ensinar ou fidelizar.

O Brasil, como sempre está atrasado nesse aspecto.

A nosso favor, temos uma indústria de games competente, criativa e crescente. Só que não está olhando com a devida atenção para o tema. O designer no aspecto estratégico e de gestão, deve estar atento para enxergar os momentos onde a gameficação é mais do que uma opção. É a melhor opção.

Fontes citadas:

innovationsexperts.com.br

livrogamification.com.br

Exibições: 155

Tags: Experts, Innovation, PauloBragaPrado, corporações, design, designer, empresas, gamefication, gameficação, geração, Mais...y

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)