DesignBR

Vai Design!!

Lista criada com nove coisas consideradas obrigatórias a se fazer enquanto você está cursando alguma faculdade. Feita a princípio pensando no design, mas vale para qualquer curso.

1. Cometa erros

“É errando que se aprende” É fato: seu professor está mais inclinado a perdoar seus erros do que seu chefe estará. Diz o ditado: “é errando que se aprende”. Erre durante o curso, pois o pior que pode acontecer é você reprovar na matéria. Na vida real, um deslize pode custar seu emprego.

2. Aprenda o padrão

\"Everything north of your neck will go Jackson Pollocks\" Muita gente entra na faculdade querendo já de cara criar coisas inovadoras. Porém todos os gênios da criação aprenderam antes a fazer o que todos fazem. Veja o caso de Jackson Pollock: ele aprendeu a pintar quadros “normais” antes de virar um porra-louca.

3. Converse com seus professores

Fui abençoado com uma turma pequena: os professores sabem o nome de todos e isso cria uma aproximação maior com eles. Mesmo se fosse o contrário, tente conversar com seus professores. Quase todos têm experiência profissional na área. E são nas conversas fora de sala (ou pós-aula) que se aprende mais do que é ensinado na grade curricular.

4. Corra atrás

A maioria das reclamações que eu ouço na faculdade é que o professor Xis não ensina nada. Vou bater uma real para você: o professor conhece a matéria de cabo-a-rabo, você não. Logo, é seu problema. Sim, o professor vai te mostrar a direção aproximada a tomar, mas cabe a você correr atrás. Você está na faculdade para aprender, e não ser ensinado. Ou como diria o Aguinelo, “aspira, essa pica agora é tua” (sim, eu sei que ele deve ter plagiado de algum lugar essa frase).

5. Faça amigos

Cada pessoa na sua sala é um concorrente em potencial se você quiser. Não queira. Torne-os parceiros, quem sabe até amigos. Amigos têm menos chance de dar uma de Brutus e te apunhalar pelas costas. Conheça novas pessoas. Conheça novas pessoas em outros cursos. Faça o “networking” - crie uma lista de pessoas que você conhece com uma descrição do que fazem. Um dia você vai precisar disto.

6. Desafie-se

Não tenha medo de pegar os projetos mais difíceis lançados pelos professores. Você está na faculdade para aprender e testar seus limites. É melhor saber hoje seus limites do que chegar um cliente amanhã com um trabalho para ontém e você só terminar daqui a duas semanas. Saiba até onde você pode ir sem entrar em colapso.

7. Vá em convenções, palestras, feiras, “wharever“

Estes eventos muitas vezes trazem novidades das quais nem seus professores estão á par. Nos dias de hoje, informação vale ouro e novidades valem o dobro. E falta de tempo não é desculpa: logo você estará trabalhando 10, 12, 15 horas por dia. Caso você já esteja fazendo isto, como que você planeja estudar? Vá nesses eventos, faça novos contatos, aprenda coisas novas.

8. Leia

Eu leio tudo que estiver ao meu alcance, e o que estiver mais longe também. Cheguei a alugar alguns livros diversas vezes repetidamente da biblioteca, só para ler novamente e ver se eu realmente entendia eles. E vale tudo: desde livros técnicos sobre o que você está estudando até fictícios (estes podem aumentar seu repertório). Não tem dinheiro para comprar um livro? Biblioteca! Não tem biblioteca? Baixe PDFs da web e leia sites pertinentes. Não tem internet? Então como você está lendo esse artigo? Tomara que não tenham me plagiado.

9. Divirta-se

“A vida é curta demais” Faça isto antes de entrar na faculdade, enquanto estiver lá e depois que sair. Afinal de contas, ninguém é de ferro. Vá para as baladas, bares, parques ou faça qualquer coisa que te faça feliz. A vida é curta demais para ser levada a sério, então aproveite ela hoje. Desligue o computador e vá dar uma volta.

(http://digitalpaperweb.com.br/ezine/design/9-coisas-pra-fazer-na-faculdade)

Exibições: 266

Tags: abner, coisas, faculdade, fazer, lobo, na, nove, pra

Comentar

Você precisa ser um membro de DesignBR para adicionar comentários!

Entrar em DesignBR

Comentário de Julio Vasconcellos em 12 março 2013 às 12:59

Eu acrescentaria: Desenhe, desenhe muito!...Melhore o seu traço, porque numa situação de emergência você pode precisar das suas habilidades manuais. Trabalho como designer há anos e vejo que a maioria dos formandos, tem saído da universidades sem saber projetar na mão e no mundo real profissional temos que estar prontos para tudo.

Comentário de Maria Hosana de Paula Corrêa em 14 maio 2010 às 7:24
Muito bom!
Comentário de Luiz Carlos em 8 maio 2010 às 23:12
Parabéns
Comentário de samuel felix em 27 janeiro 2010 às 21:59
é isso aí cara
Comentário de Leonardo Baptista Lopes em 27 janeiro 2010 às 18:19
Concordo 100% com tudo que está escrito aí. Grande parte das dicas eu mesmo dou pra todo mundo que faz ou pensa em fazer design. Mesmo assim, isso vale pra qualquer curso, e tenho o prazer de passar essas dicas pra quem quiser ouvir :)

A propósito, muitas delas eu não segui, e me arrependo!
Comentário de Érica Oliveira em 27 janeiro 2010 às 18:09
mto bom artigo... acho q faço oq posso (e ateh oq nao posso) de todas essas as dicas xD
entao acho q estou no caminho certo neh? xD
parabéns, realmente um artigo nota 10!
Comentário de Victor Gouveia Luis em 27 janeiro 2010 às 16:51
Interessante as dicas apresentadas entretanto eu saliento as dicas 3 e 5, faça amigos que em um futuro próximo possam se tornar parceiros, tenho diversos amigos de classe (que em classe nem eram tão amigos assim) que hoje se tornaram parceiros indispensáveis fornecendo sempre que possível seus trabalhos e conhecimentos.
Ter um contato com os professores no pós-aula parece um pouco difícil para alguns, deixe de lado o medo de parecer um puxa-saco e faça sim amizades e extraiam o máximo que puder, estes gostam de ensinar aqueles com interesse em aprender, hoje tenho alguns antigos professores como parceiro como o professor de marketing que hoje é meu consultor e o de direito que é o advogado a qual nós sempre recorremos.
Comentário de Carolina Albieri em 26 janeiro 2010 às 18:15
Outra dica: Faça muiiito estágio! Os melhores que vc puder e deixe em segundo plano a remuneração. Quanto mais experiência vc tiver durante a faculdade mas fácil será sua vida de formado.
Comentário de Renata Moura em 26 janeiro 2010 às 18:07
É isso aí!!! Assino embaixo!
Comentário de Rodrigo Marins em 26 janeiro 2010 às 18:04
completo

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)