DesignBR

Vai Design!!

Informação

Design Gráfico

A todos os Designers Gráficos que sinceramente buscam uma união onde se possa contribuir uns com os outros sem dar rasteira em ninguém, nem em si mesmo, rs! Para aqueles que só dão críticas se forem construtivas! Para aqueles que anseiam por aprendizado e conhecimento na área de DESIGN GRÁFICO! *;O)

Membros: 137
Última atividade: 24 Fev, 2016

Design Gráfico

Design Gráfico, refere à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional[1] . é uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa,[2] em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto. No século 21, a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital.

Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo designer gráfico que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos e digitais de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:

A função de um designer gráfico é atribuir significados ao artefato por meio de sua aparência, ou seja, o profissional induz o usuário a ver o artefato de determinada maneira, associando-lhe conceitos abstratos como estilo, status, identidade[3] . O designer gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. Tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa cultura visual, social e psicológica. Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional alcançado quase sempre por meio de metodologias projetuais que o auxiliam a projetar.

O estudo do design gráfico sempre esteve ligado a outras áreas do conhecimento como a psicologiateoria da artecomunicaçãociência da cognição, entre muitas outras. No entanto o design gráfico possui um conhecimento próprio que se desenvolveu através da sua história, mas tem se tornado mais evidente nos últimos anos. Algo que pode ser percebido pela criação de cursos de doutorado e mestrado, específicos sobre design, no Brasil e no resto do mundo.[4]

Um exemplo desse tipo de conhecimento é o estudo da tipografia, sua história e seu papel na estruturação do conhecimento humano.[5]

Desde os anos 80 os designers tentam levar a frente o projeto de regulamentação da profissão. O projeto, que já foi arquivado sete vezes, foi finalmente aprovado pelo Senado Federal e encaminhado para a sanção da presidente. Pela proposta (O PLC 24/2013, do deputado Penna (PV-SP), fica vedada a entrada no mercado de trabalho de pessoas sem a adequada qualificação para realizar atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria, conexas aos desenhos. Além disso, o fruto do trabalho do designer passa a ser protegido pela Lei dos Direitos Autorais. Os diplomas de graduação que serão considerados válidos são os emitidos pelos cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial, Programação Visual, Projeto de Produto, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda e Design de Produto, reconhecidos pelo Ministério da Educação. O projeto prevê punição para a pessoa física ou jurídica que usar a denominação designer ou empresa de design sem cumprir os critérios estabelecidos na lei. A pena será advertência, após denúncia ao órgão fiscalizador, com um prazo de 180 (cento e oitenta) dias para regularizar sua situação. Esgotado esse prazo, a pessoa ou empresa que permaneça em desacordo estará sujeita às sanções previstas na Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 3.688/1941).[6]

No Brasil, os profissionais de Design Gráfico são representados pela ADG, que tem como objetivo não só representar, mas registrar, disseminar a atuação do designer gráfico brasileiro, além de congregar os profissionais e estudantes para o fortalecimento do design gráfico nacional e o aprimoramento ético da prática profissional e o desenvolvimento de seus associados.[7]

Referências

  1. ↑ Ir para:a b Villas-Boas, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. [S.l.: s.n.], 2003. ISBN 85-86695-03-3
  2. Ir para cima MEGGS, Philip B. A history of graphic design. Michigan, Van Nostrand Reinhold, 1992 - Pg.xiii Preface
  3. Ir para cima Cardoso, Rafael. Design para um mundo complexo. [S.l.: s.n.], 2013. ISBN 978-85-405-0098-3
  4. Ir para cima MONAT, André Soares ; CAMPOS, Jorge Lucio de ; LIMA, Ricardo Cunha . Metaconhecimento - Um esboço para o design e seu conhecimento próprio. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 03, p. 01-12, 2008.
  5. Ir para cima LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
  6. Ir para cima Regulamentação de designer..
  7. Ir para cima Site da ADG. Visitado em 12/02/2015.

Fórum de discussão

CÎROC Vodka

Iniciado por Portal DesignBR 5 Out, 2015. 0 Respostas

Designed by…Continuar

BERRY GOOD AÇAÍ

Iniciado por Portal DesignBR 5 Out, 2015. 0 Respostas

 designed by …Continuar

Manual de Marca? Pra quê?

Iniciado por Portal DesignBR 14 Set, 2015. 0 Respostas

Estudos comprovam a influência das cores no comportamento emocional e físico. Algumas têm efeito estimulante, já outras têm um aspecto negativo e há as que são neutras, sem associação com…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Design Gráfico para adicionar comentários!

Comentário de Gabrielle Amaral Teixeira em 24 fevereiro 2016 às 13:45

Já pensou em quanto tempo você gasta procurando ícones, paletas de cores, tipografias, imagens, texturas, mockups e diversos outros itens que fazem parte de seu fluxo de trabalho?
Pois é, pensando nisso, reuni uma lista de sites que pode ajudar, e muito, no seu cotidiano. Vale a pena salvar nos Favoritos e recomendar aos amigos! =D

http://www.designculture.com.br/17-sites-que-todo-designer-precisa-...

Comentário de Portal DesignBR em 20 agosto 2015 às 1:22

Comentário de Portal DesignBR em 20 agosto 2015 às 1:22

Comentário de Portal DesignBR em 20 agosto 2015 às 1:21

Comentário de Renato Saes em 16 julho 2012 às 11:24

Comentário de Renato Saes em 16 julho 2012 às 11:23

Cartaz premiado no 26° Prêmio Museu da Casa Brasileira

Comentário de Jose Norberto Lima Jr em 28 setembro 2011 às 14:28
Gabrielle, tbm não sou de Sampa, moro em Brasília. Valeu pela indicação. Na verdade quero algo mais rápido mesmo, pois não posso ficar fora da minha cidade por tanto tempo.
Comentário de Gabrielle Amaral Teixeira em 28 setembro 2011 às 1:17

Não sou de Sampa. Mas tenho muito vontade de fazer curso aí na MELIES.

http://www.melies.com.br/?gclid=CJ-AqZD9vqsCFREj7AodgCRygg#/curso/f...

 

Abraços e Boa sorte! ! !

Comentário de Jose Norberto Lima Jr em 27 setembro 2011 às 16:50

Olá pessoal! Tb sou novo aqui e venho acompanhando o trabalho do Designbr por algum tempo.

Sou novo na área embora tenha uma idade já avançada para iniciar uma profissão. Mas com o espírito sempre jovem, estou correndo atras de muitos conhecimentos e cursos sérios, e caros, para chegar a um nível satisfatório.

A propósito, estou procurando cursos rápidos, intensivos, na cidade de São Paulo. Alguém tem conhecimento de algum?

Abraços e até mais...

Comentário de LOTHAR MATTHAUS NOGUEIRA BARROS em 5 março 2011 às 3:15

Galera, sou novo aqui e estou tentando contribuir com o conhecimento da galera. Dêem uma olhada neste meu post.

http://designbr.ning.com/forum/topics/fireworks-ou-photoshop-eis-a

Abraço a todos !

OBS: vamos discutir, hehe

 

Membros (134)

 
 
 

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

© 2017   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)