DesignBR

Vai Design!!

Qual o símbolo do Design? Qual a MARCA do CURSO de Design?

Percebo que todos os seus cursos têm suas marcas (pedagogia e letras, uma coruja; direito, a balança; psicologia, o tridente e etc).

Qual a marca PADRÃO do Curso de Design ou Design Gráfico?

(Espero mais do que um mouse, ou um lápis.)

Exibições: 17690

Responder esta

Respostas a este tópico

onde você obteve esta informação? até onde sei, o Presidente da ABD brecou o processo?!!! de regulamentação alegando que ,por ele,seria exigido 5 anos de comprovação de prática para que um DI de nivel medio pudesse ser reconhecido. (nosso "ilustre" presidente é DI nivel medio !!! ).

Acredito que ainda levará um bom tempo para nós, designers, chegarmos a um consenso sobre a definição de um símbolo para o curso de Design no Brasil. Uma das justificativas plausíveis para o fato, seria de que o curso é relativamente “novo” por aqui.

Sobre alguns símbolos propostos, particularmente, prefiro a idéia do lápis. Acredito que esse símbolo seria auto-explicativo, sobre nossa profissão. Mas também acho interessante a idéia, que nosso amigo Ricardo exemplificou, do Nautilus.

Por algum tempo, por exemplo, algumas turmas do curso de Design de Produto da Universidade Estadual de Maringá, utilizavam informalmente o símbolo de um Ornitorrinco para caracterizar o curso, e, é claro que assim como existem distinções de ideologias aqui no fórum, lá na UEM, também existia relutância de algumas partes.

Com certeza, esse tópico renderá muitas idéias para o tema proposto, talvez, servindo como um brainstorming, para futuras definições de um símbolo para o Design brasileiro.

Abraços

Eu fiquei pensando nesse assunto por algum tempo e algumas dúvidas me vieram à mente:

Como se daria esse processo criativo? Digo: que grupo ( localização / pessoas ) se uniria e criaria uma identidade visual pra classe?

Quem bolaria um briefing consensual?

E quem ia "bater o martelo"?

Complicado,né?

Pelo menos eu, não pensei em nada agora,de imediato, q pudesse fazer essas perguntas serem respondidas.

Abraços,

Anna Monteiro

Acho que deveriamos fazer um concurso e depois deixar um prazo para votação, acho legal essa idéia de o design ter um símbolo. Particularmente não acredito que caveira tem muito a ver com design dada sua analogia com a morte, o feio, o mal. Mas a idéia do caracol é bem bacana pois acredito estar associada a proporção áurea, veja o link a seguir:

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/09/fibonacci_e_o_p.html 

O símbolo deve ser simples e objetivo, mas ao mesmo tempo bonito e ainda se destacar no meio dos demais. Não é uma tarefa fácil, mas acredito que a gente chega lá.

Bom dia, essa é mais uma daquelas perguntas sem resposta. Infelizmente, pois não haveria consenso sobre o tema, concordo que a caveira usada há pouco nada tem a ver com o design, seja produto ou gráfico ! mas vale a pena discutir a respeito e quem sabe um dia .... abraço a todos !

Olá Amanda! Ainda não se tem uma marca, pelo menos oficialmente não.

Amanda, esses sque vc citou já são reconhecidos e regulamentados a séculos pelo MEC. O Design agora que está quase saindo a regulamentação...e pode ter certeza que será uma enorme disputa de egos para dizer quem será o "pai da criança". A ESDI, que é a pioneira no ensino de design no Brasil até hoje não tem um logo decente...:) 

Mas boa sorte na sua campanha :)D

Beto Lima

http://about.me/BetoLLima

Quem tinha q organizar um Concurso como esse,seriam os "grandões " do Design. Aqueles profissionais super conhecidos,de profissionalismo indiscutível q fossem incontestáveis. Criar o Concurso,avaliar e dar o veredicto final. Penso q esses profissionais poderiam ser listados, colocados para votação pra todo o Brasil , para serem finalmente os organizadores e jurados. É uma ideia q me ocorreu agora,ao reler o tópico.

Oi pessoal....apesar do Nautilus ser muito usado e ter muitas propriedades ligadas a proporções áureas, modulações, etc.

Me arrisquei a solucionar esse símbolo, que simplifica os três elementos básicos da forma.

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

© 2017   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)