DesignBR

Vai Design!!

Oi pessoal

deixo este link em ingles em onde se discute y se explica pontualmente porque o doutorado e´importante para o Design.

Deixo o link original se nao abrir tentem o de baixo do journal original:

http://www.ijdesign.org/ojs/index.php/IJDesign/article/viewFile/481...

Why do we need doctoral study in design?

http://www.ijdesign.org/ojs/index.php/IJDesign/

ate mais

Tags: educacao

Exibições: 91

Responder esta

Respostas a este tópico

Desculpe, mas corrigindo a tradução do título do artigo: Why Do We Need Doctoral Study in Design?
Porque precisamos do doutorado em design? ou do estudo de doutorado em design?
Não se estuda mestrado,doutorado ou pós doutorado, e sim se faz mestrado,doutorado ou pós doutorado.

Aqui no Brasil é exigência por parte do MEC que se tenha esses títulos para se concorrer a vagas em concurso públicos para professor nas instituições de ensino superior, e no caso do design o mesmo não poderia ficar de fora.

Aqui os títulos tem um valor muito maior numa disputa de vagas do que a bagagem que o professor venha a ter...por isso acabamos encontrando no meio acadêmico, diversos "professores" que só conhecem e quando conhecem, a teoria e nada de vivência de mercado...se lá vie.

Muitos acadêmicos inclusive se escondem atrás desses títulos para segurarem suas cadeiras públicas, mas vejo que o mercado cadad vez mais está mudando, pois os próprios alunos que são a prioridade, o objetivo, a razão do ensino, estão cada vez mais cobrando atitudes profissionais desses professores que só conhecem teorias, ou seja ou se atualizam ou irão ficar para trás. Por isso também, acabam proliferando universidades privadas, onde se encontram professores que também são profissionais atuantes no mercado e assim podem atender as necessidades não somente dos alunos como também prepará-los melhor para encarar o mercado.

E não me venham os saudosistas quererem me convencer que as universidades ainda são polos somente de pesquisa, isso para mim é coisa do passado, se vc não prepara um aluno para o mercado ele simplesmente cai fora e/ou vai procurar uma instituição onde realmente ele consiga no mínimo atender as necessidades básicas que o mercado necessita. Já estudei em 4 universidades na graduação: 3 privadas e uma federal, e agora no mestrado uma do estado e sei que muitos professores, principalmente das públicas, por não terem compromentimento com resultados imediatos, simplesmente "trabalham" como funcionários públicos, ou sejam, não estão nem aí para os rendimentos dos alunos, até pelo fato de possuírem a bendita estabilidade e o corporativismo a toda prova.

Espero sinceramente que isso um dia mude, mas para isso tenho que entrar para tentar mudar.
Concordo inteiramente com você, Beto!

A experiência de mercado é importantíssima para os professores. Mesmo conteúdos estritamente teóricos, quando passados e ensinados por professores com vivência prática, assumem um caráter muito mais dinâmico do que quando passado por aqueles que assimilaram tudo apenas no campo teórico. O nível de argumentação é outro. A sintonia das aulas é diferente. Uma (teoria) complementa a outra (prática). Quem ganha (ou ganharia) com isso são os alunos, que ingressarão (ou ingressariam) no mercado de trabalho com uma bagagem diferente e muito mais rica.
Concordo com vc Beto.
Com o empenho e dedicação dos profissionais do Design o contexto certamente mudará.

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2020   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)