DesignBR

Vai Design!!

Consegui ler o relatorio do Sr Dep Luciano Castro (PR-RR) datado de 08/07/2009, onde o mesmo rejeita o pedido de regulamentação dos Designers (PL no. 4525- do Dep Tadeu Filipelli PMDB/DF), alegando que a regulamentação iria impedir que pessoas que não tenham diplomas mas que "tenham, dom" exerçam a profissão. Este cidadão chega até a fazer um parâmetro com a profissão de jornalista, que foi "desregulamentada".
Eu me pergunto: então para que o MEC reconhece cursos? para que cursos, se o Dom vale mais? Será que este cidadão sabe realmente qual é o nosso trabalho?ou ainda está com os conceitos antigos em que "decorador= arrumador de casa"? Estou anexando na integra o parecer deste senhor.
No Designbr tem alguem de Roraima, que possa pesquisar o perfil deste representante do povo? Estou indignada!
Lenise Ladeia

Exibições: 170

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Lenise, que bom :) Eu invejo quem tem essa garra pra lutar pela regulamentação, continue assim :)

Quem dera se todos os designers fossem professores, mestres e tivessem especialização na França. Mas não tem.

Se você conseguir caminhar para a regulamentação sem um grupo articulado, ótimo, embora eu ache esse o caminho mais difícil (ou que depende da sorte). Num país onde os deputados "ignorantes" querem votos, o raciocínio deles funciona com base estatística: quantos votantes eu vou afetar com esse projeto de lei? Quantas associações de designers, com qual número de associados serão afetadas?

Agora eu lhe pergunto: qual foi a última vez em que você ouviu falar de um censo que procurasse levantar o numero de designers atuantes no país? Quantas pesquisas quantitativas feitas com designers foram feitas nos últimos 20 anos? Quantos designers existem atuando no mercado e se sentem "prejudicados" pela legislação/regulamentação atual?

Eu também sou cientista, sou professor numa universidade federal, tenho mestrado, e procuro todos os dias uma resposta pra essas perguntas. E até agora, o que eu ouço é o barulho do grilo.

No entanto, ao mesmo tempo, já li de cima abaixo as estatísticas do MEC sobre número e qualidade dos cursos de design (veja post no http://www.espaco.com/design/uma-analise-da-quantidade-de-faculdade...) e, pelo andar da carruagem, com o tipo de semente que se anda plantando por aí, os frutos não vão ser os melhores.

É a Lei da Vida. A gente colhe o que planta. Enquanto se estiver plantando Design nesses moldes questionáveis, praticados nas faculdades brasileiras, vamos colher resultados questionáveis. E, a meu ver, esses resultados não passam numa prova de fogo, como é o processo de regulamentação no Congresso Nacional.

Posso estar sendo "pessimista", o cara que "joga balde de água fria", mas faço isso por que eu acredito que é melhor trabalhar sem gavetas que escondem as coisas, sem jogar a sujeira debaixo do tapete, fingindo que tá tudo bem.

Mas, no fundo, acho que pensamos de maneira semelhante, Lenise, e eu prefiro andar do lado de gente como você, do que formar fila com os pobres de espírito, que vivem numa penumbra cinzenta.
Peço desculpas pelo que vou falar, mas se quisermos ser respeitados, todos os que falam 'em nome da categoria profissional' deveriam ter mais cuidado com a ortografia e a gramática. Um texto mal redigido e com erros, além de gerar um certo desconforto, passa a imagem de um profissional despreparado. Falamos muito em estudo mas não temos demonstrado isso na prática. Design é, também, clareza de expressão, seja ela em que meio for. Se queremos respeito, temos de nos fazer respeitar.

Este meu texto não tem nada a ver com o último post da lista (Ricardo Martins), com o qual concordo em vários aspectos. É um comentário generalizado e uma crítica global.

Um abraço:

Morandini
Esse é o problema da nossa categoria.
Sempre desviam-se do assunto.

Oras, se os políticos desse país, são, em sua grande maioria ignorantes, como eles podem ter competência para discernir sobre a regulamentação do Design?

E quem é que elege esses políticos?
Precisamos nós, designers, colocar um legítimo representante da nossa categoria no Congresso. Alguém que tenha estudado e que entenda sobre o assunto.

Aliás, chega a ser uma incoerência... Reclamam que o nobre deputado usou o 'dom' como desculpa para vetar a regulamentação, e defendem aqui, os 'profissionais sem estudo e com dom'.

Sem unidade em nosso discurso, jamais conseguiremos avançar na matéria.
claro que dom esta acima de qq diploma .
imagine o faraó perguntando ao arquiteto :
como posso saber se o senhor será capaz de construir a pirâmide ,
já que o senhor não trouxe o seu diploma ?
e o arquiteto , moderno , responde : faraó , eu trouxe as plantas .
o que o sr prefere ?

quanto aos conceitos , são tradição , para o bem ou para o mal depende da sociedade ser culta ou ignorante , não da lei . não se legislam conceitos . acordem .
Claudio
Respondi à alguem do forum que casos esporádicos, genios, etc...são exceções. Um Zanini não precisou de diploma para ser um "arquiteto" a nivel mundial. Mas, no mundo de hoje, a competitividade do mercado, a abrangencia da nossa area,...faz-se necessário muito estudo e tecnica, aliada ao famoso "dom". Afinal, não vai ser designer quem não tem afinidade com a area. É assim em todas as profissões.Só vai ser medico, quem tem afinidade com a medicina, etc
Mas o que estamos discutindo não é "ter ou não ter" diploma. Mas sim, como regulamentar nossa profissão à nivel trabalhista. Quem preferir continuar na informalidade, é só não pagar o Conselho e seguir à mercê do risco.
Lenise
Em todos os lugares os mesmos argumentos de sempre.. Que fulano na pré-história não estudou e blá blá blá. E depois ainda se espantam quando descobrem que a educação em Cuba é muito melhor que a brasileira..

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)