DesignBR

Vai Design!!

http://i0.ig.com/fw/cq/kz/vm/cqkzvmbk6a3vtqun14kczdlb7.jpg



Taça da competição serve de inspiração para o primeiro símbolo do Mundial a ser realizado no Brasil

A logomarca da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, está definida pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Association). A inspiração do símbolo é a própria taça da Copa do Mundo. A logomarca deve ser impressa com várias cores, mas sempre mantendo o design.


 O logo foi registrado pela entidade máxima do futebol em 29 de março deste ano no Ohmi (sigla em inglês de Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Europeia. A instituição é responsável pela proteção à propriedade intelectual deste segmento no continente.


Como a sede da Fifa fica em Zurique, na Suíça, o registro foi feito na Europa. O responsável pelo processo é o escritório francês Richard A. Buchel, que também trabalha com propriedades da Uefa (União Europeia de Futebol).


O anúncio oficial do logo será feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em cerimônia na África do Sul, em 8 de julho, três dias antes da final da Copa do Mundo deste ano. Além desse evento, haverá outros ligados ao torneio no Brasil durante a disputa deste Mundial.


A aprovação dos 12 estádios de 2014 acontecerá durante a primeira fase. Os projetos já foram liberados pela Fifa, mas as cidades-sedes precisam, em 30 dias, demonstrar que têm condições econômicas para a construção das arenas.


Foto: Milton Trajano

Ricardo Teixeira, Orlando Silva, Pelé e Lula apresentam o novo logo a Joseph Blatter


Os projetos de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Manaus e Porto Alegre foram os primeiros a serem avaliados e terão seu parecer conhecido antes do dia 15, data da estreia do Brasil no Mundial da África do Sul contra a Coreia do Norte.


O presidente da CBF, que também é o principal executivo do Comitê Organizador Local da Copa no Brasil, irá conceder uma entrevista coletiva para divulgar a aprovação ou não dos estádios. "A ideia do Ricardo Teixeira é não acobertar ninguém. Se não tiver condições financeiras para construir o estádio, ele será vetado agora", revelou ao iG uma fonte ligada ao dirigente.

A intenção da entidade máxima do futebol no Brasil é mostrar à Fifa firmeza em relação à cobrança das garantias das cidades-sedes.

http://copa2010.ig.com.br/selecoes/brasil/logo+da+copa+2014+remete+...

Exibições: 628

Responder esta

Respostas a este tópico

pra mim a escolha dessa logo não e novidade, visto que governo lula já fez em relação a identidade do país!!!
queria saber a opínião do wollner refere esse assunto.
Abraços
Thyago Maia
Wollner..a galera quer vc!....heheheh!

Também queria ouvir ele falar sobre o assunto...alguem tem o email dele?...ele tem perfil aqui no fórum?
http://www.copa2014.org.br/noticias/3318/DESIGNERS+GRAFICOS+CRITICA...

Durante todo o dia de ontem, vários leitores do Portal 2014 manifestaram sua decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa do Brasil. Além de críticas sobre o logotipo, restam dúvidas sobre o processo de escolha, envolto em grande "mistério": Até agora, por exemplo, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se seriam brasileiros ou não. Sobram ressalvas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos (ver matéria).

"Um ato de vergonha"
O renomado designer Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do país, como os das empresas Itaú, Philco e Hering (ver entrevista no Portal 2014), resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".

Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.

Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Os profissionais da área decidiram reunir-se para tirar uma posição conjunta da classe. Não percam o próximo capítulo.
Paulo, segundo um membro da lista de designGráfico, o responsável pelo processo é o escritório francês Richard A. Buchel, que também trabalha com propriedades da Uefa (União Europeia de Futebol).

Agora o interessante é que se vc procurar esse escritório frances na web, ele simplesmente não aparece, a não ser em blogs brasileiros comentando sobre esse assunto...escritório fantasma :)D
Todo mundo ta criticando. Mas poxa, para um logo feito no Paintbrush queriam o que??...
Já havia dado minha opinião no texto http://blog.morandini.com.br
Consegui encontrar uma matéria um pouco mais "esclarecedora" sobre o processo de desenvolvimento do logo, que desde o início me cheirava mal:

Processo de escolha do logo 2014 gera desconfiança:
http://copa2010.ig.com.br/selecoes/brasil/processo+de+escolha+do+lo...
Tem certeza que esse logotipo foi feito por um design?
José, essa confusão é bastante comum fora e dentro do meio, mas temos que ter claro que "designer" é o profissional que trabalha com "design". Portanto, apesar deste logo provavelmente ter sido feito por um micreiro francês, nunca poderia ter sido feito por um "design".

abs
Não gostei, mas a charge é demais!
é a cara do chico xavier !!

abraços do ARAKA
Bola de cristal... será que a copa vai ser mesmo nossa?
Tem muita gente querendo meter a mão.

Essas mãos na bola me lembram mais um jogo de Handebol ou Basquetebol...
Tem que ser Brazil com Z?

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2020   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)