DesignBR

Vai Design!!

Instituições de ensino em design: como balancear o incentivo a criatividade com preparação para o mercado de trabalho?

Buscar inovação, antes de qualquer coisa, é um exercício de incentivar a criatividade. Seria a ajuda para desenvolver conceitos. Mas analisando a história do design brasileiro, na minha percepção, focou-se muito na parte técnica. Isso acarretou numa leva de profissionais bons tecnicamente, mas amadores em relação ao mercado.  Aprendiam no choque direto com os clientes.

Tenho acompanhado que essa inserção ao cotidiano do mercado de trabalho é algo que vem melhorando. Mas o ideal seria ter os dois – Incentivo a criatividade e Noção do mercado de Trabalho.

Existe alguma instituição que atende bem isso?

Exibições: 146

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que esse dilema acontece em praticamente todo curso de graduação em nível de bacharelado.

Diferencia-se o profissional por sua capacidade de atender ao mercado OU sua capacidade de trabalhar de acordo com o ideal acadêmico. Porém, a escolha de uma ou outra bordagem exclusiva é sempre deficiente. Trabalhar com o ideal acadêmico coloca o profissional em posição de questionar o status quo, buscar novas soluções, utilizar metodologias adequadas aos requisitos de projeto, etc; porém, o profissional assim costuma despender muita energia tentando atingir um ideal que o orçamento do projeto não paga, ou que não leva em conta outras restrições da situação de projeto.

Por outro lado, ensinar o aluno a ter conhecimento técnico e voltado ao mercado o coloca preparado para atender a uma demanda atual, mas não o prepara para as mudanças por vir e não incentiva uma mentalidade questionadora.

Eu leciono, mas não sou acadêmico por vocação (talvez). Trabalho há 5,5 anos no mercado e há 2,5 como professor de nível superior. Busco passar aos meus alunos, em primeiro lugar, o ideal acadêmico, pois admito que é o que deve ser buscado em primeiro lugar: devemos almejar o melhor, o ideal. Mas procuro em minhas aulas preparar os alunos para situações comuns da realidade, em que o mercado conflita com o acadêmico (ou seja, em que o mercado impede o atingimento do ideal).

O bom profissional, na minha opinião, é aquele que busca o ideal, mas que não ignora o fato de que sua situação nem sempre permite que ele seja atingido, e trabalha com isso.

Abraço!

Esta é uma discussão recorrente e com mais de meio século de existência. Vivi essa questão quando ainda estudante e atualmente como professor. Recentemente dei uma entrevista à revista Ciano, dos alunos do Curso de Design da FAUUSP onde coloco minha posição. O link da revista está aí em cima da página, É só clicar para acessar.

João

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)