DesignBR

Vai Design!!

Vendo inumeros exemplos dessa corrida  dos paises desenvolvidos para resolver problemas inumeros e fundamentais dos nossos paises em desenvolvimento, isso traz um cansaço absoluto em ver designers estrangeiros de novo e de novo sempre projetando e resolvendo nossos problemas.

 

Não discuto a qualidade do trabalho, mas sim essa ação benefica(?) sempre se repetindo, e um absoluto ou parcial desinteresse dos designers nacionais em reclamar essa "soberania projetual", sei que existem excelentes propostas brasileiras e  excelentes designers até melhores que os estrangeiros.

 

Mas a pergunta e´porque acontece isso repetidamente e porque não fazemos nada ou quase nada, o que precisamos para isso, o que não temos para isso, o que temos para isso?

 

Precisamos realmente que venha um designer estrangeiro projetar todo tipo de cadeiras de rodas, filtros de agua, aquecedores solares sustentaveis para nossas comunidades pobres?

 

Essa discussão já foi levantada pelos propios americanos e gerou certa polemica http://changeobserver.designobserver.com/entry.html?entry=14498 onde eles reconheceram o errado/bizarro dessa situação.

 

O que vocês acham?

 

 

 

 

Tags: ambiente, ecologia, empreendedorismo, inovação, meio, network, rede, social, sustentabilidade

Exibições: 94

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que o nome está errado, é IMPERIALISMO PROSTITUAL, e me conta uma novidade, desde 1500 " tamo " nessa, discutindo de que lado fica a asa da chicara. Não é mais facil trabalhar ???? Aparecer como eles fazem, saber se vender ??? Acho que a unica coisa que presta dos americanos são as americanas ( as magras ).
OLá , acho essa uma real questão, para o desenvolvimento e autonomia da cultura e sociedade brasileira.
Extamente devido aos "hábitos" de um povo colonizado que é mantido pelas instituções, quando exaltam ao reconhecer, pessoas com formação no "exterior". Nossas academia ainda funcionam como na Renascença, sob a tutela de um protetor.
E assim é em todas as áreas do conhecimento. Observamos que "tudo" que tem a chancela de "importado"; vide 25 de março e camelots,nada contra estes. É algo desejado, comprado, esmiuçado....enfim "tudo de bom".
Assim somos Mentes colonizadas, e como tal precisamos de reconhecimento próprio, ou aquilo que conhecemos como auto-estima, para dar o real valor e sairmos de tal tutela.
Enfim realmente ser livre, ser criador, ser aquilo que podemos e sabemos SER.
até.
ivvi
Alem dos designers estrangeiros vindo para projetar cadeiras de rodas, tambem temos os designers estrangeiros entrando nossos espacos para projetar projetos bem mais simples para venda a mercados 'mais sofisticados' em nome da reducao de pobreza etc. etc. para os coitados do 3o mundo. Sou designer caribenho e nos acabamos de ter um projeto desastroso com um designer estrangeiro que veio nos 'salvar' sem entender nossa cultura, nossos modos de produzir, e sem respeitar nosso proprio talento. Realmente estou feliz que este tipo de discussao esta acontecendo pois esse tipo de imperialismo tem que acabar!
Apesar de concordar plenamente com o que foi exposto por Márcio, creio que a questão principal volta-se a questão da formação acadêmica (lá fora, o acesso e a valorização do conhecimento técnico: maquinários/equipamentos/sistemas produtivos/novas tecnologias) é bem mais exigido, aliando no desenvolvimento dos projetos, tanto o conceito estético, como científico/tecnológico! Enquanto aqui, em sua maioria, se não em sua totalidade, os cursos de design estão voltados mais ao desenvolvimento da visão estética e projetual (metodológica), preterindo os conceitos técnicos e tecnológicos. Esperar o que então?!
Costumava me incomodar muito essa questão do "poha, sempre o mesmo grupo fazendo (comandando) o andamento da parada", mas com o passar do tempo desencanei com isso e passei a admirar a capacidade desses FdP de fazerem. Simplesmente fazer, enquanto os outros "planejam fazer", demonstram essa capacidade de iniciativa e acabativa que falta para o resto.
Será que é culpa apenas do "Imperialismo Americano", da utilização da mídia para massificar comportamento e tantos blablablas pseudoesquerdistas que nos acostumamos a ouvir (e em muitos casos repassar) ou a Inépcia nossa de cada dia não é o componente maior dessa equação? Perdi a conta de quantos projetos de cadeira de roda vi em mãos de colegas, mas que não passavam disso: ideias.
O tópico poderia ficar mais abrangente se fosse chamado de algo do tipo: Pelo fim do nosso Bunda-Molismo.

Abraços
O que admiro dos americanos e´essa atitude natural, de nascimento de fazer as coisas e ser empreendedor, algo que o brasileiro já está adotando.

Nós aqui devido a nossa natureza tropical, atitude paternalista, ou junção economica-tecnologica-social não nos permite fazer nada ou apenas esforços isolados que são validos e necessarios.

Essa discussão é no sentido que é cansado, frustrante, até revoltante estar constatando de novo e de novo, esse tipo de ação estrangeira, precisamos como categoria resgatar a nossa "soberania projetual", e´do Brasil ,que seja então feita pelos designers brasileiros.

Profissão não regulamentada, China, não sei se há futuro tão brilhante para o Brasil como se anuncia na midia, sem design, ciencia e tecnolgia, educação vamos continuar sendo um senzalão no seculo 21, 22, 23....
E daqui a pouco teremos designers chineses redesenhando a Bandeira Brasileira....

O assunto merece reflexão mas com ação. Mas como dizia aquela comediante Brasileiro e´tão bonzinho....
Para ter a visão da questão coloco aqui a materia do bruce contra o design imperialista:
Contra o design imperialista


Feliz coincidencia encontrei no blog da Frogdesign outra materia rebatendo a materia acima:
A favor do design imperialista

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)