DesignBR

Vai Design!!

Bem, muitos aqui irão me apedrejar por isso...

Sei que, toda profissão merece respeito, sei que devemos dar valor ao profissional formado, sei que devemos dar valor ao médico, ao dentista, ao designer e etc...

Porem existe um grande questionamento de minha parte, sobre "Formação Vs Conhecimento".

Espero que tentem me intender.

Em meados de julho do ano passado, recebi uma proposta para uma vaga de 'designer' em uma agencia de publicidade aqui em minha cidade (Araçatuba / interior de SP) uma agencia pequena, não tinhamos muitos clientes.

Pois bem, eu não sou formado, porem tenho uma experiencia com softwares (calma, não sou micreiro, não saiu fazendo trabalhos e dizendo que sou Designer Gráfico) no tempo que trabalhei na agencia, dei o meu melhor la, sempre me esforcei pra estudar mais sobre a area, ampliando meus conhecimentos e aperfeiçoando minhas técnicas :) , mas resumindo, não sou formado, porem sei me virar bem na hora de fazer algum job.

Agora partimos para onde quero chegar com esse tópico:

Na epoca que trabalhei na agencia, o meu ex-patrão me disse que, ele me pagaria pouco, pois eu não sou formado. Ok, isso faz um pouco de sentido, não pera ai, eu não sou formado, eu não passei num vestibular, não entrei numa faculdade, não fiquei 4 anos estudando Design Gráfico, mas eu sempre consegui me virar bem nessa area, sempre fiz meus jobs e os clientes sempre gostaram (não, não são clientes que aceitam qualquer coisa) agora o ponto mais importante disso.

O que voces pensam sobre isso? sera que conhecimento também não vale? conheço pessoas que fizeram faculdades (de cursos variados, não só DG) e não tem muito conhecimento, agora sera que por que eu não sou formado, as minhas madrugadas de estudo, não devem ser levadas a sério?

Não estou querendo desvalorizar o profissional formado na area de Design Gráfico, não me intendam mal, mas meu ponto de vista é o seguinte 'se eu estou dando resultados, não importa se sou formado ou não'

Qual o ponto de vista de vocês sobre isso?

Obrigado.

Exibições: 208

Responder esta

Respostas a este tópico

Não estamos discutindo quem é melhor. Qual postura é melhor ou se vc vai atrás de conhecimento técnico ou não.
Essas discussão são as "separatistas" da classe.

O que falamos é que um conhecimento registrado , por vezes, recebe uma valorização X do que um que recebe uma valorização Y por não ter nenhum registro de aprendizado.
Olha Kiko, todos precisão de formação.Se você segundo diz vive bem há 20 anos com seu trabalho, isso é uma formação. Se você é bom ou ruim, realmente entramos em outra discussão ,e que não é a proposta do topico como já disse o Ed.
Pois bem.
Vou dar a opiniao de quem mora no EUA estudou design aqui, trabalha aqui a 24 anos e numca trabalhou no brasil!
Nunca tive esse problema trabalhando e procurando clients ou emprego. O que importa mais e que eu possa demonstrar o que faco. e desde que o que fazemos e visual isso fica obvio. O que vejo sao empregadores tirando vantagem dos empregados. Para min, aqui no tal primeiro mundo, isso e riduculo. Nunca me pediram diploma e sim meu portfolio. Ate dos mais ridiculos empregadores que e o caso aqui na Florida.
Talvez seja por isso que temo voltar ao brasil tendo 52 anos de idade. Dizem que estaria velho demais para ser empregado, E uma pena, posso ate querer ser pago mais, mas a miopia dos donos de empresa nao veem a vantagem de ter alguem como eu. E assim muitos.
sergio
Concordo com você Eduardo, menos a parte inicial sobre os efeitos mais usados.
Creio que aí entram assuntos como modismo, falta de inovação, marketing e tino comercial.
Todos assuntos que debateríamos muito, um de cada vez.

Falhas existem e se vc não está fazendo parde de algum grupo que apresentará projetos ou vai tentar fazer projetos para melhoria do mercado, exigindo uma melhor organização e capacitação, eu sugeriria manter uma postura séria e retrista a melhora do mercado.

Sempre falo em manter uma postura certa e sempre falarei.
Ainda não encontrei algo mais simples e efetivo que isso.
O que mais se ouve como justificativa para não se fazer um curso superior é a condição financeira.
Venho de uma família de pouquíssimos recursos. Estudei a vida toda em escola pública (na época em que era boa) até ser expulso... e repetir o primeiro ano do ensino médio. Tive, compulsoriamente, de ir para uma escola particular.

Trabalhando em bicos desde os 14 anos, com 16 tive de arrumar um emprego 'de verdade' para pagar meus estudos. Paralelamente ao colegial (nome da época) estudei com apostilas emprestadas para prestar vestibular (e ainda arrumava tempo para namorar :) treinar e participar de competições de Judô). Entrei numa faculdade de primeira linha em Sampa sem ter feito cursinho.

Hoje, graças ao meu trabalho e ao estúdio, que completa 25 anos em 2010, minha situação é bem melhor. Meus filhos, porém, trabalham e pagam os próprios estudos.

Cada caso é um caso, eu sei, mas com esforço e determinação e um pouco de sacrifício, estudar é sempe possível.
Fala Gustavo, na paz?

Cara, tudo na vida é posicionamento.

Normalmente por receio de represálias ou até mesmo de demissão temos o costume de não nos posicionarmos em determinadas situações de nossas respectivas relações de emprego onde é realmente necessário fazê-lo. Perceba que eu digo nas ocasiões que é realmente necessário fazêlo, pois também não acho saudável atrito constante.

Relação de trabalho tem que ser uma via de mão dupla. Boa pra todas as partes. E tenho certeza que nesse caso, vc não estava se sentindo confortável com essa situação. Entende? Penso que o fato que vc narra transcende a questão "Formação Vs Conhecimento". É questão de posicionamento mesmo.

Infelizmente, em alguns lugares as regras são essas, daí é a coisa: pegar ou largar. O improtante é ter em mente que para cada lugar assim existem pelo menos 2 que não são assim. Resumindo, o grande lance é ter a consciência de que seu trabalho é bom, pois isso te dá segurança para confiar na qualidade do seu trabalho. Assim, na hora de negociar salário não importa se vc tem ou não tem canudo.
João,

As empresas precisam de pessoas que, dentro dos critérios delas (empresas), realizem bons trabalhos. E para que se possa realizar bons trabalhos é preciso muito mais do que uma formação. É preciso ter inteligência emocional, criatividade, bom gosto, enfim, é preciso que se tenha talento, e isso não se ensina em nenhuma instituição de ensino.

Falando o português claro, tudo o que você aprendeu na faculdade não vai te servir de nada se você não tiver os predicados que citei acima. Sem talento, o máximo que se consegue é se tornar um profissional burocrtático, aquele que resolve todo job com soluções do tipo "saia e blusa", entende?

Claro que o conhecimento teórico é importante, e acho que quem tem a oportunidade de acesso a ele não deve desperdiçar, mas o fato é que isso é o que menos conta quando há demanda de absorver um profissional. As empresas contratam profissionais que possam atender a demanda deles na forma que eles esperam que tal demanda seja atendida, e para isso, seja qual for o nível de critério de qualidade da empresa, é indiferente o canudo.

Do que vale estudar? Vale muito, muito mesmo! O grande lance é que para estudar não necessáriamente você precisa ser um acadêmico, ou seja, estar numa instituição de ensino. Tudo o que é dito em sala de aula é possível aprender fora dela. E diga-se de passagem, em alguns casos o aprendizado no ambiente extra acadêmico pode ser muito mais rico do que o vivido dentro de um campus.

Não se iluda, João, posso te falar de conhecimento de causa. O simples fato de ter um canudo não faz de ninguém um bom profissional, e o que as empresas querem é isso: bons profissionais.

Acredite. Na minha carreira já ví muito portfolio de gente com formação, mas sem talento nenhum, e minhas impressões sobre o que me fora apresentado eu prefiro não comentar :P

Abrá!
Bixo, ESSENCIAL não é não.
Hoje em dia tem de tudo na internet, e se a pessoa quiser DE VERDADE, aprende na boa pela internet, e a qualidade não pode ser SEQUER discutida.

A questão é:
Uma pessoa que se dedica a tal ponto em aprender uma coisa (uma não, várias; porque aprender "design" não é aprender um conceito, é aprender a estudar), vai inventar de fazer Contabilidade, Direito ou Arquitetura pra quê?
Faça logo Design.

Eu comecei Administração em Mkt porque não tinha Design na minha cidade e eu não tinha condições de ir pra Recife. Pronto, quando chegou? Larguei na hora, fui a primeira aluna a se matricular no curso, rsrs...

O nome disso? Interesse.
Hoje tudo o que eu estudei ANTES de começar a cursar não se perdeu, pelo contrário, me ajuda cada vez mais e mais.

Tenho orgulho de dizer que aprendi a ESTUDAR, e não "estou aprendendo design".
Bom, de qualquer forma, se você estiver em Natal, temos o IT Cursos que oferece curso de formação - Designer, - Designer Avançado e - Designer Sênior...

Aí depois vem as de programação web e tal.
Em pleno século XXI não há o que questionar.
O seu patrão está certo, quem tem diploma vale mais. Vá correndo buscar o seu!
Abraços
Mônica
Discordo. Conheço um cara que escreve muito mal, terminou o ensino médio pelo EJA quase rastejando, é um designer sensacional, ganha em uma semana o que eu tento ganhar em um mês e faz tudo com uma facilidade invejável. Detalhe: é praticamente perseguido pelas melhores agências de Natal e prefere muito mais ficar em casa trabalhando na cama. E aí?
Concordo com você. Eu por exemplo não tenho formação tbm pois ainda estou cursando, mas antes de começar o curso já trabalhava com isso e hoje apenas pela minha experiencia já sei muito mais do que colegas do curso e até formados.
O conhecimento vale muito mais do que um diploma.
Beijos!

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)