DesignBR

Vai Design!!

Estamos longe da época em que as famílias mais tradicionais agiam sempre de acordo com a convenção e as mães diziam a cada um de seus rebentos:

“Quando crescer, você vai ser doutor!”.

Hoje em dia, os jovens escolhem os seus futuros ofícios. Vivemos em uma era regida pela tecnologia e pela informação. Como não poderia deixar de acontecer, as gerações mais jovens renderam-se ao encanto das novas profissões, que vão surgindo, ano após ano, dependendo das necessidades geradas pelo avanço tecnológico e pelo mercado, cada vezmaior, das comunicações. Entre essas profissões (que emgeral estão no topo da lista das universidades no quesito “maior número de candidatos por vaga”) está a de desenhista industrial. O curso de desenho industrial oferece duas opções de carreira: o estudante pode escolher ser projetista de produtos ou programador visual.

 

E essas especialidades subdividem-se, ainda, em outras como, porexemplo, a de webdesigner.O fato de os jovens desta geração terem nascido na mesmaépoca em que a internet “nasceu” confere, a muitos deles,a habilidade de trabalhar nela sem que jamais tenhamfreqüentado uma escola especializada ou um curso deinformática. Muitos jovens que se interessam pelo assunto são capazes de criar sites ou programar ações na redecom a experiência de um autodidata. Graças a essa constatação, uma grande dúvida paira no ar:

 

Formação Acadêmica é Fundamental?

É!

 

A formação acadêmica é essencial na construçãode uma carreira sem dúvida nenhuma. Nosdias de hoje não é suficiente que você se identifiquecom o design e, a partir de um aprendizado mais oumenos informal ou na base da tentativa e erro, vá construindo seu conhecimento. Com os manuais deprogramas, com o chamado ensino à distância, istoainda parece possível, mas não se sustenta em umexame mais rigoroso.

 

Devemos lembrar que antes de existirem os cursos regulares de formação de designers os profissionaiseram autodidatas, o que significava que cada umconstruía sua própria carreira e reputação. Mesmoassim muitos profissionais de qualidade foram forjadosnesta época, alguns dos quais foram os responsáveispela implantação do design em nosso país. Comisto não estamos defendendo a exclusão da escola naformação do profissional, pois isso não é possível nosdias de hoje. A escola serve como uma referência,como uma queima de etapas, como uma sistematização da formação do profissional, como um elementocomparativo de suas capacidades em relação aos colegas,uma importante fonte de informação e críticapara construção de uma carreira, agora e no futuro.

 

No mínimo, lhe dará um diploma além deautoconfiança e auto-estima. Em autodidatas estascaracterísticas nem sempre estão presentes. E fazemfalta; como fazem! É ainda muito importante que você saiba que não existe faculdade ou curso ideal, todos têm problemas e em nosso país estes problemas podem ser crônicos. Ainda assim é o que você tem à mão. Escolha bem ocurso e saiba que é nesta instituição que você vai formara base sobre a qual construirá a sua carreira.E quais são as suas responsabilidades em relaçãoa isso?

 

A construção de uma carreira tem duas vertentes:a do que lhe é oferecido pela faculdade ou cursoque você está freqüentando e a sua, pessoal, com um envolvimento sério e decidido no aproveitamento dosseus anos de formação. Estas duas vertentes têm valor idêntico (50% para cada uma) na construção deuma carreira e, admitindo-se que uma delas não seja satisfatória,a outraainda terá valorsuficiente para justificarum saldo ou alicerce profissional adequado.

 

Você é responsável por, no mínimo,metade de sua carreira, metade dasua formação!Mas o importante é saber que a carreira é sua. É sua a prerrogativa e responsabilidade de construí-la enão da escola. Ela é um veículo, um instrumento dosmais importantes e só ajuda. Ela será a pedra fundamentaldo seu sucesso, especialmente em um mundocomplexo como o que vivemos. Sua formação deve ser a mais consciente possível.

 

Isto significa que você deve se responsabilizar quanto à escolha da faculdade ou escola, do seuenvolvimento com ela, de seu aproveitamento durante o curso e de tudo o mais que você empreendeu durante este período.

 

Não se esqueça, porém, que sempre haverá algo mais a aprender e que sua formação nãotermina com o recebimento do diploma. Na verdade sua formação nunca termina, ela se prolonga por todaa sua vida e nestes dias de globalização a formação contínua é a única que pode nos garantir pleno empregoou flexibilidade ante as mudanças que virão.::

 

Freddy Van Camp

professor da ESDI–UERJ

www.esdi.uerj.br

Exibições: 340

Responder esta

Respostas a este tópico

COm certeza precisamos não apenas de um boa formação, mas uma regulamentação da classe, podem falar o que quiserem, mas infelizmente em nosso país, é isso que conta! Porem, o que vejo são outros problemas, comparando com o que foi citado acima, vemos que, existem profissionais se formando em design, porem não totalmente aptos justamente por não se dedicarem a sua formação como deveriam. Muita gente acha que design é mais facil que outras areas como ADM, piscicologia, engenharia...  Creio que não! Pelo simples fato das diferenças entre as mesmas, ou seja, depende muito da profundidade de conhecimento que cada um tem! Ja vi engenheiro formado não saber me respoder simples coisas que obviamente deveria saber! Enfim, existe um mar de hipocrisia que nos contorna no assunto "graduação", seja em design, seja em outras áreas.
Queria ver um "designer"(micrero,sobrinho,etc.) não graduado gerando estudos de gestalt, composição, conceito, ergonomia(visual, cognitiva, de trabalho), teoria de comunicação, antropologia, historia de arte, geometria descritiva, desenho tecnico abnt, desenho geometrico, observação expressão e linguagem, filosofia, semiótica aplicada, metodologia de produção, sistema de qualidade integrada ao processo produtivo, tecnicas e tecnologias aplicadas, gestão e implementação da inovação, entre outras coisas que vi durante minha graduação de 4  anos....

Tiago, o mercado nem sempre solicita este conhecimento técnico e teórico que aprendemos na faculdade. E sabemos que existe demanda para o bom profissional quanto para o mal profissional. Cada um tem seu lugar.

Não dá para ter a pretensão de achar que um micreiro sem formação, sem o mínimo de conceito consiga pegar um trabalho grande (mas grande mesmo, como uma campanha da Nike a nível mundial por exemplo). A formação técnica somada a sua experiência, vão aos poucos abrindo portas em caminhos que você jamais pensaria em poder trilhar.

Fato é que a faculdade é só um começo, cada um escreve a sua história à sua maneira. Cada um coloca a responsabilidade que quer ter naquilo em que acredita ser bom para si próprio; independente de profissão.

Não julgo pela escolha da faculdade, mas entendo que a consciência de cada um perante a realidade em que vivemos é o despertar que falta em muitas pessoas que acreditam que faculdade é tudo. Não é, nem nunca será.

O mundo responde na mesma proporção em que você aplica dedicação e empenho na sua vida, e na sua carreira. Muita gente reclama que não consegue um bom emprego depois de formado, mas também não se dedicou a fazer estágios (mtas vezes pouco remunerados) na época da faculdade. É a seleção natural, a resposta do mundo na proporção do seu investimento na sua carreira.

Não concordo, universidades ensinam conceitos, mas se a pessoa não tiver competência não adianta em nada.
Concordo que a universidade lhe dá conhecimento suficiente para que você se torne um excelente profissional, mas nao é tudo. A carreira é diretamente proporcional à dedicaçao de cada um. Um bom exemplo é Chuck Anderson, que nunca teve condiçoes de cursar uma faculdade e seu primeiro cliente foi a ESPN, e hoje desenvolve projetos gráficos para a Microsoft, ESPN, Google, entre outros gigantes.

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)