DesignBR

Vai Design!!

Pessoal, um assunto que está me intrigando bastante ultimamente é a educação à distância (EAD) nos cursos de Design.

Tem surgido vários grupos/escolas oferecendo cursos Design à distância.

Lembro que os cursos à distância já existem ha muito tempo (quem não se lembra do Instituto universal Brasileiro?) porém eles eram oferecidos como cursos livres. Com a abertuda da modalidade EAD, esta forma foi e vem sendo bastante aproveitada naqueles cursos clássicos onde o que redomina é a leitura, que não exigem laboratórios técnicos, oficinas, etc.

Não conheço muito bem as outras áreas por isso vou falar sobre Interiores neste caso.

Na formação presencial é bastante comum os alunos encontrarem dificuldades no aprendizado e, mesmo com os professores do lado auxiliando-os, por vezes levam meses para conseguir entender como realizar corretamente alguma coisa, principalmente nas disciplinas mais técnicas de projeto.

Também existem aquelas de leitura, análise e intervenção em projetos elétricos e hidráulicos entre outras mais.

Sabe-se que em muitos cursos EAD, somente é exigida a presença do aluno 1x por ano e depois na defesa de seu TCC. Também sabe-se que a maioria destes cursos não ligados a grandes IES que possuem estúdios e centro de atendimento ao educando (web/tel) em alguns casos enviam apenas apostilas e em outros apostilas+vídeos sendo estes últimos, nem tão bem elaborados assim. E o atendimento é realizado através de e-mail diretamente com os professores.

Pergunto:
existe realmente a possibilidade de se formar profissionais completos, daqueles alunos normais que entram crus no curso, observando os conteúdos e práticas  que o futuro profissional deve adquirir para atuar profissionalmente, dominando realmente todos os assuntos?

Não estou questionando a dificuldade de acesso e/ou falta de um curso similar próximo da residência do aluno e sim, a qualidade destes cursos.

Também refiro-me apenas aos cursos de formação SUPERIOR.


Exibições: 253

Responder esta

Respostas a este tópico

Paulo,

em nenhum momento citei que o EAD irá substituir as aulas presencias, mas acredito por experiência própria, que é uma ferramenta que está aí para ser utilizada, principalmente por situações, onde já mecionei, de disponibilidade de tempo, tanto do aluno quanto do professor. Estudei em 5 faculdades, 2 de comunicação/publicidade, 1 de Belas Artes/UFRJ, 1 de Design/UNIVERSIDADE e a última mestrado em design na ESDI/UERJ, e posso lhe dizer que aprendi muito mais no mercado do que em todas elas juntas, principalmente nessa última, onde ouvi do coordenador do mestrado, e infelizmente meu orientador, que no "mestrado não se aprende nada, melhor fazer um MBA"...mas o pior é que ele está certo, ainda mas porque ele não ensinou e nem orientou nada, simplesmente porque se esconde atrás dos seus títulos.

Minha dissertação já foi visitada: 7104 vezes, até agora: http://www.slideshare.net/BetoLima/a-histria-da-identidade-visual-d... nada mal p/ uma dissertação, pois a maioria vira comida de cupim...ou alguém aqui tem o hábito de ler dissertações? É uma linguagem chata p/ cacete. Mas vou dar vida útil à ela e vou transformá-la num livro.

Voltando as suas questões:
1- é facil para quem sabe, independente de ser micrieiro, ou não, até porque tem muito micreiro muito mais talentoso e criativo do que muito doutor por aí.

2- para isso não precisa ter aula presencial

3- "bonitinho" qualquer um faz, mas com conceitos poucos, e tb não há necessidade de aula presencial

4- a maioria dos projetos hoje me dia surgem virtualmente e da criatividade do autor, que tb não precisa de aula presencial para ser criativo: Nem Niemeyer e nem Hans Donner, sabem mexer no computador, mas são puta criativos, não concorda?

5- o tal "jeitinho brasileiro" muitas vezes passam tb a ser o nosso diferencial na criatividade, na publicidade estamos entre os 3 maiores países do mundo em criatividade, o nosso humor é super bem visto lá fora, principalmente em Portugal..vc quase não ve gringos trabalhando aqui, mas encontra brasilieros em quase todas as agências pelo mundo a fora...isso eu vi pessoalmente quando trabalhei em Portugal e Madri. O Fred Gelli da Tátil Design despertou muito interesse nos participantes de outros países, durante o evento em Cannes quando o Brasil pela primeirra vez, participou da categoria design.

6- as duas tb não necessitam de aulas presenciais

7- ele pode não ter o conhecimento de todas essas áreas, o que seria uma burrice, pois ser especialista é muito mais negócio e proveitoso, e para isso certamente trabalha-se em equipe, é o que o Niemeyer, o Hans e o Marcello Serpa (premiadíssimo dir. de criação da Almap) fazeme fazem muito bem.

8- prédios, viadutos e outras construções caem da mesma forma tendo aulas presenciais.

9- é óbvio que em casos onde há a necessidade de conhecimento de materiais, na execução de projetos físicos, as aulas presenciais são importantes, mas se tiver um bom fornecedor, produtor, engenheiro, operador e etc que lhe tire as dúvidas, não há necessidade da sua presença, até porque na criação quanto menos obstáculos tivermos em nossas mentes, mas a possibilidade do autor liberar sua imaginação...e p/ isso aulas presencais são descartáveis ;)D

A formação do profissional na realidade, começa quando ele cai no mercado, aí ele começa realmente aprender...ou não.
Beto ou "Bebeto?!"... Lima ou "Liminha?!"

Desculpa a intimidade, mas... PIMBA NA GORDUCHINHA!!! Rs (pra tentar descontrair, pois já pssou dos 12 tópícos, ôps! Dos "doze trabalhos" há muito tempo!

Mas que foi um gol de placa, ah isso foi!!!

Pra falar a verdade, penso que estamos falando da mesma coisa por prismas diferentes... nada substitui a criatividade e o homem, nem mesmo os "marvels" em Qi!
Liminha é o cacete, rsrsrr, simplesmente Beto ou Beto Lima.
Pois é...acho que já falei tudo...eu acho...estou sempre aprendendo :)D
mais alguns detalhes que me ocorreram agora:

A EAD jamais deve elimiar o presencial. Esta modalidade DEVE contemplar o semi-presencial. No entanto, isso não quer dizer que num curso de dois anos o aluno deva comprecer 2x apenas. A ferramenta EAD serve para facilitar o educando mas percebo que muitas IES tem aplicado praticamente 100% da carga horária no não presencial. Um erro sério demais;

No vídeo e nos comentários de vocês dois, percebe-se uma mistura entre fantasia e realidade muito forte, o que não é válido para a educação. Não confundam aquela fantasia toda apresentada no vídeo com criatividade e muito menos com técnica.
Caro Paulo,

Eu mudaria a palavra "fantasia" por "sonho", pois sem ele, a humanidade como a conhecemos, simplesmente não existiria.

Quanto a ser válido ou não para a educação... Bem, vou tentar buscar o grande mestre Paulo Freire, quando afirma: "Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."

Paulo Freire

Quanto ao seu comentário de que os IES estão aplicando 100% de carga horária no "não presencial"?! Bem, não faz muito sentido se promover uma experiência sem levá-la à cabo, concorda? Não estou discutindo as suas fontes, mas a "guerra do fogo" foi apenas o estopim de um processo geométrico, fadado ao infinito, quanto a isso, não temos o que contestar, pois vivemos hoje mesmo essa "apropriação" da natureza em 100% de tentativas entre erros e acertos.

Posso até mesmo parafrasear os chineses que inventaram a mais de 2.400 anos, antes de Cristo, o maior, mais flexível, mais seguro e de maior durabilidade em termos de arquivo, que é o papel.

http://www.apoema.com.br/pape1.htm

Esse fato, não nos permiti hoje afirmar que iremos abrir mão dos suportes e das mídias digitais e/ou computacionais. No meu entender, uma coisa complementa a outra. E nesse ponto, concordamos plenamente! Agora excluir uma, ou hipervalorizá-la em detrimento da outra, é que não entendo como o sentido do verbo "educar"

http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/Educar.htm

A educação "[...] Em vez de ser uma simples engrenagem da sociedade, a escola precisa ser um mecanismo de transformação desta sociedade. A escola está, há muitos anos, dentro de uma redoma que a tem separado da sociedade. Urge, pois, que os educadores destruam esta redoma e sintam-se parte integrante do tecido social. [...]" Cezira Bianchi

http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/Educar.htm

Penso que a criatividade esteja diretamente associada a poesia que pode ser somada a técnica pelo ferramental da educação. Agora no inverso, tenho minhas dúvidas!
Talvez por vocês dois serem da area gráfica, não estão entendendo exatamente no ponto que estou focado.
Talvez também, por isso existam tantos micreiros ou autodidatas na area de vocês.
Entendo que toda essa tecnologia facilita a vida das pessoas, mas não "engulo" esta ser aplicada em uma pessoa "nua e crua" dentro de uma área bem mais técnica como produtos e interiores.
Não funciona, não tem como dar certo.
Digo isso baseado em "projetos" que tenho visto de pessoas formadas em interiores com EAD.
É desesperador.
Tenho até que rir.
Fui professor numa escola conceituada de Design de Interiores, e posso dizer com certeza absoluta que NEM MESMO os alunos de curso presencial saem com plena capacidade para enfrentar os dasafios do mercado e da profissão. Sou exigente com a qualidade do que ensino, mas tenho didática que permite a todos que queiram aprender. que tenham essa possibilidade. Mas a quantidade de alunos desleixados, na maioria filhinhos de papai que nao tiveram capacidade de passar em um vestibular para arquitetura e tem que dar satisfações à familia ultrapassa as raias do bom senso, porque o que interessa às escolas são os contratos e as mensalidades.
Cheguei a receber ordens da coordenação para aliviar sobre determinados alunos, o que me revoltava e acabei saindo do estabelecimento.
Sei que existem escolas serias, mas nao acredito que haja muitos alunos serios.

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)