DesignBR

Vai Design!!


Há algumas semanas escrevi uma coluna que falava da regulamentação da profissão de designer. Eu questionava os benefícios que o cliente teria com a medida. A ideia não era desencadear uma campanha anti-regulamentação, mas entender melhor os ângulos da questão para que as pessoas que estavam em dúvida como eu pudessem ter mais elementos para formar a sua opinião.



Recebi muitos comentários e contribuições de pessoas que estão há muito tempo na luta pela regulamentação da profissão. Os argumentos eram numerosos: alguns bastante fortes e convincentes; outros, na minha opinião, só faziam número. De qualquer maneira, um argumento em especial, apresentado pelo professor Freddy Van Camp, foi matador. Finalmente me convenci (e me entristeci muito também).



O professor Freddy me explicou o seguinte: as profissões que já estão regulamentadas ou em vias de podem facilmente tomar para si as atribuições do designer, de maneira que, se nada for feito, o exercício da profissão pode se tornar impraticável (isso é um resumo bem simplista de tudo o que ele disse, mas foi o que entendi). Só como exemplo, nada impede que um arquiteto, que tem sua profissão regulamentada, coloque lá no seu estatuto que só ele pode desenvolver projetos de mobiliário.  Ou que os publicitários definam que só os de sua classe podem criar marcas gráficas.



Isso é, de fato, uma ameaça real, e a regulamentação não apenas se torna importante como também urgente.



Fui lendo o que ele escrevia e um quadro ia se formando na minha mente. Um vasto terreno sendo cercado pouco a pouco, cada profissional cuidando do seu quadrado e esperando o do lado bobear para expandir seus domínios. Os designers, perplexos com a movimentação, vão assistindo impotentes sua terra ser tomada, uma vez que não têm escritura pública.



Acho isso tudo muito triste. Na real, sou a favor da liberdade de atuação; sempre achei que não falta trabalho para quem é excelente e quem é medíocre não merece proteção profissional. Nunca me preocupei com rótulos, por isso tinha (e continuo tendo) certa alergia a esse tipo de coisa, ainda mais se considerar a amplitude e a multidisciplinaridade  do design.



Penso que os profissionais deveriam construir pontes, não muros. Construir muro dá muito trabalho e leva ao isolamento. Muro também afasta clientes, na minha opinião, e todo esse talento poderia ser gasto para crescer, se organizar, ficar melhor.



Mas sob a ameaça de invasão, fazer o quê? Tristes tempos esses onde tantos usam sua energia para derrubar muros e outros ainda precisam se ocupar em construi-los...



Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br

Tags: design, regulamentação

Exibições: 206

Responder esta

Respostas a este tópico

Acredito em construir pontes... para tornar os do lado, parceiros e unir conhecimentos para melhorar.
Este seria um pensamento do Design Thinking, certo?? Onde unimos conhecimento de diversas áreas em prol de um resultado de projeto melhor.

Levanto esta questão para o grupo...

Vamos debater :-))
Abraços,
Carol Hoffmann
....................................................
www.amenidadesdodesign.com
www.twitter.com/carolhoffmann
www.formspring.me/carolhoffmann
Na minha opinião a nossa classe é muito desunida e acho muito difícil uma regulamentação que atenda a todos os interesses do Design.
Porém, como profissional legalmente habilitada com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, não posso admitir que grupos regulamentados me impeçam de trabalhar já que a Constituição Federal me garante esse direito.
Se a classe não se une e não se entende, que cada profissional se defenda! Que busque seus direitos. Que não desista.
Quem sabe um dia as coisas entrem nos eixos!
Por enquanto é cada um por si ou no máximo, os amigos por si.
Abs.
Marcia
http://marcianassrallah.com.br/
Esta é uma realidade que tende a apenas aumentar, já que os pensamentos individualistas desses profissionais é mais forte.. é incrivel que como classe profissional estamos tentando nos destruir em "guerras internas".. enquanto profissões como arquitetura que com o belo âmparo do CREA aos poucos, mas a muito tempo vem tomando nosso terreno..

AGORA VÁ QUALQUER UM DE NÓS TENTAR FAZER TRAB. DE ARQUITETO PARA VÊ NO QUE DÁ !!


Só resta pedir.. Pessoal sem Muros Por favor


Abs.. Belo Texto Ligia

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)