DesignBR

Vai Design!!

Bom, como tenho lido pela web alguns comentários sobre a minha área, gostaria de saber dos designers das outras sub-áreas do Design (de Interiores e Ambientes não vale) como vêem esta sub-área do design.

Qual a sua impressão, o que você acha que este profissional faz e como faz, se você acha que é realmente uma sub-área do Design e coisas do tipo.

Prometo não interferir nas discussões, quero apenas comprovar alguns pontos que ando percebendo por aí para escrever um artigo depois para meu blog sobre este assunto.

Só peço que não procurem pesquisar sobre antes de escrever mas sim que coloquem as suas impressões puras, e não precisa ficar com melindre não pessoal afinal, ninguem nasce sabendo de tudo.

Exibições: 202

Responder esta

Respostas a este tópico

Que bom que lembraram do Design de Ambientes! Todos acham que é a mesma coisa que Interiores e não é... o Design de Interiores seria uma sub-área do Design de Ambientes.
Explique-se?
Design de Ambientes é muito mais vasto que Interiores. Podemos criar ambientes internos e externos desde uma simples residência até uma indústria de grande porte. Assim como criar interiores de carros, navios, aviões...
Bom, criamos qualquer lugar que haja relação homem/espaço.
Meu, que colocação erronea e triste sobre design, sub area ???? Tem Sub medico ou Sub arquiteto, talvez os " designers " tenham que descer deste pedestal e refletir sobre o que é - DESENHO - afinal somos - DESENHISTAS -.
Pô Xico foi malz aí...
Na DB do orkut coloquei vertente e aqui saiu sub-área...
Mas mesmo assim eu não entendo esse "sub" como algo pejorativo pois um médico não é um sub-ginecologista ou um sub-cardiologista e sim um medico especializado nestas "sub-áreas".
Creio que este "sub" acabou saindo por causa da normatização do MEC que define a grande área (mãe) Design e as suas sub-áreas (especialidades) para a construção curricular, etc.
Tendeu?
abs
Concordo com você.
Olá! Creio que Design de Interiores e Ambientes possa ser sim uma sub-área e ao mesmo tempo não, devido sua originalidade. O Design em geral engloba tudo que envolve arte, layout etc... Mas se formos separar cada área, cada uma vai ter sua particularidade não deixando de ser design, assim como também não perderia o sentido de criatividade que também poderá vir de qualquer outro tipo de desenvolvimento visual. Enfim acaba tornando-se uma opção escolher entre ser ou não uma sub-área do Design.
Sou formada em arquitetura e professora de um curso de design de produto há 22 anos, responsável por uma disciplina de design de móveis. Já ministrei conteúdo similar para o curso de arquitetura como optativa, e a minha opinião, observação empírica, é que os alunos de design resolvem muito melhor os aspectos do OBJETO, (no caso, mobiliário) mas as vezes se esquecem que a peça vai estar em um ambiente, com outras coisas... e assim por diante. Já os alunos do curso de arquitetura, podem até falhar em aspectos técnicos/construtivos do móvel, mas entendem melhor a relação com o espaço. Então, continuo sem resposta para esta e outras questões que envolvam convergências, tangências, interfaces... entre arquitetura e design.
Acredito que eles resolvem melhor os aspectos do objeto por serem designers de produto. Designers de Ambientes resolvem bem os aspectos do objeto no espaço como relação com homem/espaço (pelo menos pela minha formação), pois durante todo o processo somos sempre forçados a lembrar do usuário naquele ambiente e como será utilizado.
Criamos organogramas, fluxogramas, fazemos análise de fluxo no espaço, entre outras coisas, justamente para apresentarmos a melhor solução.
No meu ponto de vista, para trabalhar com Design de interiores o profissional em questão deve ter conhecimentos em Arquitetura. Como disse a Paula, o Designer tem mais conhecimentos sobre os objetos e materiais, mas não sobre o ambiente... Concordo plenamente com o ponto de vista da Paula.

Espero ter contribuido.
Abraços,
Carol Hoffmann
..........................................
www.amenidadesdodesign.com
www.twitter.com/carolHoffmann
Discordo. Quem tem mais conhecimentos sobre os objetos e materiais como vocês estão expondo são decoradores.
Estudei muito sobre essa diferença arquitetos/designers/decoradores e a diferença é gritante entre os 3. Todos com valor num projeto, mas com bastante diferença entre eles.
Esse tema das diversas áreas, é o que nos faz ser dividido.

Essa é uma questão que as vezes foi evitada para não gerar confronto. Como por exemplo design gráfico/ web design / programadores...

Mas voltando ao tópico, eu poderia sugerir uma lista de tarefas que cada setor desenvolve. Assim poderíamos identificar as diferenças e os pontos em incomum.
No mínimo isso nos ensinaria o que cada um faz, sem dizer das parcerias que poderiam surgir depois disso.

Ps.: Poderíamos criar um tópico mestre pra cada área e cada tarefa que entraria em cada setor , deveria antes ser discutida pelo grupo (mesmo por aqueles que não atuam no mesmo setor)

Que acham?

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)