DesignBR

Vai Design!!

Copa de 2014 do BRASIL ou de São Paulo? Fogueira das Vaidades!!!

"Depois da escolha das 12 cidades sede do Mundial de 2014, investimentos em comunicação de algumas capitais devem aumentar consideravelmente.
Com a definição das cidades que sediarão a Copa de 2014, os investimentos em comunicação dos municípios selecionados devem aumentar consideravelmente.

Nesse último domingo, 31, em evento realizado nas Bahamas, a Fifa anunciou as 12 cidades brasileiras - escolhidas entre 17 que participavam da disputa - que serão as sedes dos jogos do Mundial de 2014. São elas: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

A capital paulista, por exemplo, já tem uma logomarca oficial de cidade-sede, criada pela MPM Propaganda, que estará presente em todo o material de comunicação do mundial que fizer menção à cidade de São Paulo. A agência realizou o trabalho a pedido de seu cliente São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo, controlada pela Prefeitura Municipal." (Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Cidades_brasile... )

Aí, eu gostaria de entender, o seguinte: se a Copa de 2014 é no Brasil, porque SP terá seu próprio logo? Sendo assim, cada cidade onde irão ser realizados os jogos deverão ter o seu logo? Mas a Copa não é no Brasil? Ou deveria ser chamada da Copa das Cidades no Brasil que acham que são Brasil? Mas que fogueira de vaidades é essa? Depois dessa, acredito que tudo o que foi escrito sobre design,branding e o cacete, deveria ser reformulado.

Não deveria ter sido criado uma única identidade visual p/ representar a Copa de 2014 no Brasil? Cadê a ADG nessas horas? Até para "regulamentar" esse samba do crioulo doido, ou ela não regulamenta nada? É por essas e outras que não acredito em organizações na nossa área, até porque, esse logo da "Copa do Brasil (ou será São Paulo) em 2014", foi criada por uma agência de publicidade (MPM). Cadê a ADG? Ela realmente existe?

Imagem do logo: http://img512.imageshack.us/img512/2411/logocopadesopaulo2014.jpg

Tags: 2014, Brasil, Copa, Paulo, São, das, de, design, fogueira, vaidades

Exibições: 65

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa questão Jairo, o mascote..que tal as mulheres frutas representando cada cidade que irá sediar os jogos? Sendo assim o melhor "mascote" seria uma SALADA DE FRUTAS EM ABUNDÂNCIA (com trocadilho, por favor), rs,rs,rs!!! Tem que levar na piada, já que nesse país nada é sério, nem o clima.
Seguindo o twitter do Maurício de Souza, vi que ele está tentando fazer o seu personagem o Pelezinho, como mascote da Copa.
Grande oportunista o Maurício, tentou com o Ronaldo, não deu em nada e agora com Pelé. Ele deveria tentar com o Maradona que tem uma legião de seguidores fanáticos, rs,rs,rs.
Até onde eu sei, Curitiba ta,bém tem seu logotipo.
Rivalidade e comércio. Agora cada cidade vai correr atrás de investimento, esse é o fato.

A zona é que fica uma zona.
Adorei a criatividade da "tchurma" para as novas sugestões do logo da Copa de São Paulo ou será do Brasil?

Vc também pode participar:

http://copa2014.tumblr.com/
Resumindo você disse tudo é uma fogueira de vaidades e completando um jogo de interesses nos bilhões que serão gastos para deixar os estádios com a infraestrutura exigida pela FIFA.
As últimas notícias dizem que a primeira reunião do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) que reunirá arquitetos responsáveis pelos estádios que devem receber os jogos da Copa do Mundo, também será amanhã 3/6 em SP.
Outra noticia diz que o lançamento do portal da copa também foi realizado em SP.
Agora o mais engraçado que o pior estádio para a FIFA é o do Morumbi. Rsrsrs
É SP está sempre em evidência nas notícias da copa.Realmente parece mais a copa de SP em vez do Brasil. Deve ser por isso que aproveitaram e criaram essa tal logomarca. Rsrs
Cada cidade pode e deve se promover sem esperar ficar sob o "guarda-chuva de comunicação" que que a Fifa e a CBF vão organizar, pois o evento é dessas duas, mas a sede é a cidade. Os beneficios são pra cidade. A rentabilidade e a inteligencia pra utilizar esta oportunidade de mercado tem que ser da cidade. ..

a marca da Copa é essa (também da MPM): http://casadogalo.com/wp-content/uploads/logo_brasil2014.jpg
Essa matéria só tentou explicar uma coisa que já começou errado, foi o oportunismo da MPM (em duas vezes) em se meter onde não é a sua praia. Onde já se viu apresentar uma identidade visual à mídia e depois dizer que irá se fazer um concurso? É o mesmo que espalhar para todo mundo que o nome do seu filho que vai nascer é "Pedro" e depois fazer um plebiscito junto aos familiares para sugestão de outro nome...pura comédia. Coisa de Brasil!!!

Só espero que nesse corpo de jurados tenha pelo menos 1 designer, é o mínimo.

Mas ainda continuo questionando, qual será o logo que a mídia irá transmitir para o exterior (já que aqui ninguém se entende), a de cada cidade ou uma única, e que deveria ser feita desde o princípio, simbolizando a Copa do Brasil?

Continuo sugerindo o logo de uma SALADA DE FRUTAS EM ABUNDÂNCIA (com trocadilho, por favor), rs,rs,rs!!!
Beto,
até onde me lembro cada cidade se promove como quiser [leia-se: desenvolve sua marca, cria seus materiais e ações, etc etc]... no caso da logo paulistana: antes de chegar à materia do GE.com, sugiro visitar a discussão que rolou no Flickr onde foi postada a marca [ http://www.flickr.com/photos/mpmphotos/3582844499/ ]. Lá "explica" o resto...

Para o evento, a Fifa desenvolve uma identidade unitária [já escolheu os 10 escitórios brasileiros que possivelmente desenvolvam a identidade por completo], semelhante ao que já ocorre em seus eventos, e nas olimpiadas, etc. E estes materiais vão sendo apresentados durante os próximos 3, 4 anos... até o começo de 2013 tá tudo pronto. Hoje, no momento, a unica marca existente é aquela que citei no primeiro comentário, que é a da candidatura.

fonte: http://www.copa2014.org.br/noticias/Noticia.aspx?noticia=228

PS: a MPM não só fez a marca oficial da Copa, como também todo o caderno de encargos.
Antonio,

desculpe a minha ignorância, mas o que é GE.com? Esse link eu já havia opinado lá antes de abrir aqui, e o que vi lá foi que baixaram o pau nesse logo.

Tenho conhecimento dessa sua fonte a respeito dessa afirmação: "Para o evento, a Fifa desenvolve uma identidade unitária [já escolheu os 10 escitórios brasileiros ..."
Em 28 de dezembro de 2008, fui convidado pela ADG através do Centro de Design Rio, para participar de uma seleção prévia, envie meu portfolio e agradeci mencionando que não tinha staff suficiente para pegar essa jornada. Acredito que dentre os 11 escritórios escolhidos, um dos quesitos de seleção seria possuir uma estrutura física e humana para segurar esse rojão.

O que eu questionei desde o ínício foi essa proliferação de logos de cada cidade quando na realidade o que irá prevalecer será a marca oficial, dando assim um cala boca nesses oportunistas de plantão: MPM, Maurício de Souza e etc.

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2020   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)