DesignBR

Vai Design!!

Olá pessoal!

Sou designer de produto mas trabalho com design gráfico, e desde sempre sinto uma grande dificuldade em encontrar vaga para designers de produto..por isso pergunto: onde vocês trabalham, como conseguiram?? pq to começando a achar que design de produto no Brasil quase não existe....rs

Abraços a todos!!

Exibições: 1144

Responder esta

Respostas a este tópico

Otimo topico!

Esta dificil nao so no design de produto, como no design grafico, no design de moda enfim.

Ao que profissionais mais experientes me disseram, o problema é o turn over baixo das empresas que compoem essas áreas, e porque existe um "perfil de designer" que cada empresa procura, que é muito dificil acertar e encontrar o profissional que se encaixe.

PS: tambem estou curioso pra saber como faz pra conseguir, porque as fórmulas tradicionais (boa formação, experiencia e bom portfolio, Q.I) não estão mais surtindo efeito.

Olá, Isis, vou aproveitar também o tópico, que essa também é uma dúvida minha, tenho a mesma dúvida em relação a gráfico também, sei que existe vários locais para se trabalhar mais poucos são realmente registrados, e geralmente desenvolvemos um trabalho aonde não pensamos, apenas executamos, no geral  eu penso que só existem 3 caminhos para os designers formados.

1)Aceitar não pensar e trabalhar em uma agência de publicidade
2)Abrir um escritório solo ou em sociedade.
3)Se juntar a um escritório ( o que é muito difícil pelo ego enorme dos designers no geral ) e mesmo se isso acontecer ainda é sujeito a executar muito mais do que planejar.  
4)Ou viver como freelancer, sujeito a altos e baixos sem estabilidade, e muitas vezes com clientes reclamando de orçamentos que já estão baixos para ele não fugir.

acho que isso se aplica em quase todas as vertentes do design, claro que meu ponto de vista pode estar equivocado e pendendo para o negativismo portanto se alguém vê luz no fim do túnel me ajude também pois quero saber aonde estão os empregos de carteira assinada com uma rotina normal aonde se pode desenvolver seu potencial de maneira justa.

Respondendo a pergunta de isis, me mudei para Pernambuco a 4 anos e sei de 2 estúdios que desenvolvem produtos ( luminárias e acessórios de moda ) mais se enquadram no 3 item. 

Abraço! :) 

Passo exatamente por isso: formada em design de produto, que praticamente só trabalha com gráfico por motivo de escassez...rs 

nossas profissões possuem esse grande ponto negativo, sou designer gráfico e moro em Sergipe, como é o menor estado do país a situação é ainda pior. Aqui passou a abrir concursos públicos para esta área, eu faço estágio na Assessoria de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe, passei no concurso e estou lá, mas acredito que o caminho melhor, apesar de arriscado é abrir sua própria empresa, com pessoas que vc conheça, porque emprego tá muito complicado...

Minha resposta a isso é sobre tudo a regulamentação da profissão, pois sabemos que várias outras PROFISSÕES que existem de fato, fazem o trabalho que nós designers fazemos, seja na parte gráfica, produto, web etc. Com a regulamentação além de existir legalmente para as empresas e para o mercado, levará respeito à profissão. 

Bom dia pessoal!

Infelizmente, pelo que vejo está todo mundo passando pelos mesmos problemas...moro na cidade de São Paulo, onde deveriam ter boas oportunidades mas não aparece nada...é uma pena, pois são profissões super importantes mas que não são reconhecidas, nem no papel, nem pela sociedade e empresas...as únicas vagas que mais aparecem são para trabalhar com 3D ou com displays em fábricas praticamente no interior de São Paulo..

Uma triste realidade para todos nós, que escolhemos estudar uma coisa que gostamos muito, mas na hora de arrumar algo, ficamos na mão.....

Eu trabalho com design de produto e, preciso dizer, quando soube da vaga há alguns meses meus olhos brilharam. Design de produto e na Bahia?

Consegui o emprego por 3 motivos: 1- Um amigo me indicou; 2- Eu estagiava na incubadora na qual a empresa está localizada, mas com design gráfico e 3- Acho que eu era a única candidata à vaga. Mas ainda assim, não tem nada de maravilha: também faço toda a demanda de gráfico na empresa, inclusive web, e o salário, ó... 

Eu não acredito que apenas a regulamentação da profissão é necessária, também tem a conscientização das pessoas em torno do que é design, o que o design pode fazer de bom para elas, por que por mais que se regule ainda vão existir duvidas, para nosso clientes, eles nunca vão saber o valor do design. 

E essa modalidade de contrato para X e cobro X e Y é o que acontece com frequência no mercado também, já passei muito por isso de ser contratado para gráfico e ser obrigado trabalhar com web.
e até com suporte técnico.


E também tenho a sensação que o mercado está saturado de "maus designers" ( que não sabem argumentar,conceituar, que aceita tudo, que passam a sensação de que é fácil ) que acabam  favorecendo para distorcer a visão do empregador, nisso ficamos muito limitados para o desenvolvimento profissional.
 

A única pessoa que conheci pessoalmente, e que conseguiu trabalhar com Design de Produto foi um Designer chamado Flávio Deslandes. Ele foi pra Dinamarca e ficou por lá,fabricando bicicletas de Bambu.Ele já foi entrevistado pela GloboNews há um tempo. Procura por ele no Google,quem sabe ele não te dá algumas dicas? Até mesmo de profissionais que tenham escritório próprio! 

Abraços e boa sorte!

É dois...sou bacharel em Projeto de Produto pela Universisade Estadual de Maringá (UEM) mas sempre atuei apenas na área de Design Gráfico! PP apenas em estágios...Inclusive por ficar afastado da área de PP até perdi um pouco do brilho no segmento...é isso...

 

www.diesign.com.br

Oi pessoas....

Moro em São Carlos-SP onde sou proprietario de uma empresa de Design de Produto a 4 anos. Passei por todo o doloroso processo de 1)ser designer, 2)de produto, 3)no brasil e  4)abrir uma empresa. Quebrei muito a cara e aprendi muita coisa, vou citar aqui algumas opiniões para discutirmos.

O primeiro problema são as empresas que contratam, sigam meu raciocinio:

Temos milhares de empresas no Brasil, um parcela pequena desenvolve produtos(aço petróleo, grãos).

Boa parte das que desenvolvem  não precisam de design (canos, telhas, parafusos, etc).

Das empresas que precisam, boa parte nunca ouviu falar de Design (sério).

Das que precisam e sabem do que se trata, outra boa parte prefere copiar produtos importados.

As empresas que sobram,(que precisam, sabem o que é e querem contratar) tem dois caminhos a seguir:

Contratar um designer caso a empresa desenvolva muitos produtos ao ano como a wolks, latina, etc, estas empresas são grandes e poucas. 

Tercerizar o design, se possuem dois ou tres produtos principais com que trabalhem por muitos anos, como a maioria das empresas. Se forem grandes e ricas contratam uma das poucas e caras Agencia de Design de Produto do pais, mas se forem pequenas e medias empresas... bem.... ai está a demanda e não é pouca.

Outro problema é que o designer recém formado é normalmente muito inexperiente pra pegar um projeto de produto sem o suporte de uma empresa ou de um designer sênior, por mais simples que o projeto seja e existem poucas empresas de design contratando e treinando para trazer esse recém formado para o mercado.

ufa... resumindo:

Existe a demanda pelo designer, porém dispersa e desinformada, estamos começando a gerar a profissionais capacitados, mas é um processo lento e difícil. Falta juntar as duas coisas, o que na minha opinião não acontece sem ajuda.

Eu precisei estar na cidade certa, em uma incubadora, precisei do SEBRAE, precisei me associar com outros designers e precisei de um Mecenas*. 

* Alguém que acredite no seu trabalho e gere receita suficiente pra pagar as contas, no meu caso foi um bom cliente, mas pode ser o pai rico, o tio que tem uma empresa, etc, não conheço nenhuma empresa ou profissional de design que vingou e não teve um Mecenas.

Abração!

Existe a TIPO D design...o mecenas foram três alunos q ingetaram 10 mil cada..e hj é uma agência de destaque no país! Abraço!

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)