DesignBR

Vai Design!!

É comum vermos muitos Designers reclamando das associações existentes. Às vezes por falta de atuação efetiva das mesmas, às vezes por serem associações que permitiram infiltrações de outros profissionais que acabaram por minar as ações pró-design, outras vezes por tratar-se apenas de panelinhas e assim por diante.
Eu mesmo sou um dos que sou contrario à associação que tenta impor-se como soberana na área de Interiores por "N" motivos que muitos já conhecem e já foram deixados mais que claro.

Com isso pergunto:
Você toparia fazer parte de uma associação feita por DESIGNERS voltada exclusivamente para DESIGNERS (diplomados) que visasse trabalhar em prol da classe frente ao mercado, educação em Design e outros assuntos pertinentes e necessários ao nosso dia a dia?

Uma associação que agregasse todas as áreas do Design, sem distinção ou favoritismos por uma ou outra?

Exibições: 251

Responder esta

Respostas a este tópico

Concordo com suas colocaçõse: qualidade , tecnica, ética e responsabilidade são ingredientes indispensáveis para qualquer profissional. Só uma dúvida : você verificou que quem projetou a rampa, etc, etc, necessáriamente, não tinha CREA? no meu entender, o CREA não garante esta "responsabilidade tecnica", à não ser pelo fato de ser um orgão para o qual se pode reclamar em caso de uma incompetência do profissional..
ahahahahah Lenise
sinceramente fiquei tao sem jeito - envergonhado -e puto com a situação que nem fui atras disso
sei que errei e deveria ter feito isso
mas tbm nao botei mais os pés lá
Apesar de ser formado em Design, acho q como a maioria aqui, e discordo com a obrigatoriedade de ter diploma, pois tem muitos designers ótimos nao diplomados no mercado, tanto brasileiro qnt internacional.
Acho que talvez devesse ter um termo como tres anos comprovados no ramo com um mínimo determinado de trabalhos.
Gustavo, a idéia não é restringir 100% o acesso aos não diplomados.
Mas a idéia é que o profissional tenha de apresentar no minimo um portfolio decente que demonstre uma média "X" de qualidade e conhecimento profissional.
Por isso não está descartada a aplicação da prova.
Também a idéia aqui não é a de exigir a associação de forma cartelista ou lobista como faz a ABD e outras associações. Associa-se quem quer.
Através da associação, o profissional receberia um "selo" de qualidade que poderá ser utilizado pelo mesmo em seu marketing profissional. Este selo visa qualificar o mercado e estrutura-lo, tornando-o mais respeitoso para com os profissionais e clientes.
Ótimo Fernando
quando me referi à obrigatoriedade de inscrição coloquei no sentido de que por ser uma associação não teremos o peso de um conselho e, em associações, associa-se quem quer, quem se "afina" com as idéias e propostas da mesma.
Porém uma associação tem sim o peso suficiente para atuar politicamente e juridicamente junto aos parlamentares visando algo mais, maior, como é o caso da regulamentação.
Cobrar pela associação? É óbvio que sim!
Senão a mesma não terá como andar com suas proprias pernas pois os custos operacionais não são baixos, especialmente no inicio e também temos de pensar na aplicação desta prova e de tudo que isso engloba.
Mas este é o caminho.
Curti a idéia da exposição e enquanto lia o que vc escreveu minha cabeça já ficou fervilhando aqui ahahahah
Quem são os designers não diplomados com trabalhos relevantes?
Ainda existem. As gerações que construiram esse "DESIGN NACIONAL" da atualidade, fizeram como quase tudo que é feito por aqui: "Vamô fazendo depois a gente vê se deu resultado e se ajeita!".

Aconteceu que deu resultado, mas sempre se focou no que se ganhou com isso e não numa continuidade de evolução do trabalho.
Esse requerimento de evolução veio de fora pra dentro: O MERCADO EXIGIU!

Como falei já, começou errado e passado é pra museu. TEmos que ter isso em mente e juntar todos os profissionais num mesmo ideal de tratamento com o cliente. Esse seria o primeiro passo.

Uma eventual regulamentação seria consequência.

Mas vamos continuar brigando no "quem é melhor" e aí não sairemos do lugar.

A situação atual compreende profissionais formados e não formados. Compreende também instituições de ensino sem o mesmo conteúdo e ainda compreende num avanço tecnológico que a cada dia eu recebo uns 30 posts de blogs falando em novidades.

Temos que lidar com isso e não com os "eu me ferrei pra estudar", "aquele povo tem diploma e a qualidade do trabalho é ruim".

Enquanto for associado que regulamentação é referente a criatividade e não conteúdo mínimo, patinaremos.
Cara pode contar comigo, me formo este ano e me disponho a colaborar no desenvolvimento desta ideia.
Como uma sugestão, deveremos ter um cadastro de todos nós e o que fazemos. Por exemplo: Eu que trabalho mais com editoração, se no projeto precisar de um ilustrador terei uma fonte para buscar um caro colega formado e qualificado para tal.
Opcao 1. Associaco de Designers para se defender de micreiros e valorizar a profissao, tabela, intereses de classe etc. Sem futuro, nao temos representatividade nem forca nemhuma

Opcao 2.Associacao de Design, para promover a profissao, valorizando e educando as pessoas empresas e governo da importancia do design, dando campo e trabalho a todo mundo.

É por aí, elitismo e discriminacao nao da mais pessoal, tem muitos criativos no planeta e olha que quem escreve tem titulo professional e posgraduacao
Diogo, isso está dentro da idéia tbm
esse cadastro servirá não só para as empresas e clientes encontrarem profissionais reconhecidos como também como fonte de parcerias entre nós e outros profissionais.
.
Jorge
a segunda opção certamente
o resto vem automaticamente com o trabalho desenvolvido pela associação e associados
Sabe do que mais? Andei lendo os comentários aqui postados e penso que criticar os "designers" é muito fácil, dizendo que, por exemplo: pra que um designer de interiores se já existe arquiteto?? Meu caro colega, vejo que o sr. com todo respeito, com anos de vida ainda se presta a uma colocação mesquinha como essa, sou designer de interiores e tenho parceria com uma arquiteta, sendo assim não concordo com isso de ser "birra" apenas os profissionais tem que saber onde exatamente ele atua, claro que não é porque vc faz uma faculdade na área que vc pode se achar, além disso vc jamais sai totalmente preparado de uma faculdade, é preciso que continue fazendo cursos e abrangendo cada vez mais,existem profissionais e profissionas vai de cada um querer fazer bem feito aquilo a que se propôs, eu particularmente estou feliz com a minha profissão, muito obrigada! E respondendo à vc Paulo, penso que uma associação seria interessante, mas com profissionais diplomados, me desculpem os que atuam na área sem ser diplomado, pode ser que existam pessoas realmente boas no que fazem, mas daí a ter o mesmo direito que nós... então vá fazer uma faculdade e pegar aquele papelzinho que te falta!!!!!
O amigo, claramente voce fala de descriminação, descriminando, diploma é detalhe, como toda profissão, voce é mais um desses com medo dos " talentosos " ???? Se liga maluco

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2020   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)