DesignBR

Vai Design!!

Leiam antes esse texto do Robson Godoy, ou já descrevam a opinião de vocês sobre o assunto.

Mas sugiro a leitura e destaco esse pedaço:

"Talvez você esteja se perguntando agora, então por que vou fazer faculdade? Basta ler alguns livros e conseguir um estágio, e pronto, sou designer.

Não, não é assim. Embora a faculdade falhe em diversos aspectos na preparação para a vida profissional, ela garante a preparação teórica. Pode parecer uma contradição falar da importância da teoria do design neste texto, mas é necessário conhecer e dominar os dois aspectos da profissão, teoria e prática. Isso não vale apenas no design, mas em qualquer área."

Exibições: 303

Responder esta

Respostas a este tópico

A função primeira da universidade não é formar para o mercado de trabalho, e sim cidadãos que vão pensar, filosofar, sobre aquilo que fazem. Se hoje alguém entra na faculdade (assim como eu entrei) com o intuito de apenas conseguir uma profissão, sai apenas repetindo fórmulas e conceitos dados pelos professores e escrevem textos como o referido. 

Acho que o mimimi do design está aí: ninguém se toca para que serve uma formação universitária, acha que é só para aprender a reproduzir formas racionais (ou quando se é "reacionário" vai pela vertente artística), falar da Bauhaus para mostrar que aprendeu teoria e, que no final, o mercado o abrace, por que, né?, ele cursou a universidade. 

Acabei generalizando em algumas partes, mas a idéia central da resposta é a mesma.

Creio que a maior questão é realmente sobre o papel da universidade, que eu creio seguir muito ainda a descrição que você falou. Só penso se isso também não tem que evoluir ou se segmentar em desenvolvimento intelectual e profissional.

Evoluir em que sentido?

Não sei se o termo é evoluir. Seria mais se adaptar. Querendo ou não, desenvolver conhecimento do mercado da profissão é algo vital. Entendo que deve ser sempre incentivada a pesquisa para a evolução do pensar em relação ao curso.

Mas se isso não é o que o indivíduo quer, acaba comprometendo a qualidade técnica dele depois. Ele fica para trás de quem não fez um curso, mas já conhece o cotidiano do mercado.

Eu já debati esse assunto vários anos,com algumas pessoas,e hj em dia eu posso dizer que quem vai dar a melhor resposta (na minha visão), será a pessoa que antes era considerada autodidata,autônoma e que depois resolveu entrar pra Faculdade de Desenho Industrial. Acredito que uma pessoa assim é que vai  nos dar o feedback adequado, pois vai ter vivido os 2 lados da moeda.Vai nos dizer o quão diferente,bom,ruim,mais ou menos foram as 2 experiências.

Abraços!

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)