DesignBR

Vai Design!!

A profissão de designer foi regulamentada hoje!
(Calma, pessoal, é só um início hipotético...)

Muito se fala sobre o dia em que a regulamentação deixará de ser um sonho de muitos e virará realidade para todos. Mas para você, designer, o que muda? Você tem noção do que acontecerá com sua carreira, sua relação com seu empregador, com o mercado e com seus colegas?

Você acha que:

> Será criada uma espécie de 'reserva de mercado' onde os designers criarão peças gráficas, desenharão logotipos e projetarão fachadas?

> Na hora de idealizar o interior de uma empresa, só os designers de interiores poderão fazê-lo, eliminando a possibilidade de soluções 'caseiras' (perdão pelo trocadilho...)?

> Somente designers poderão projetar a iluminação, desenhar produtos, criar sinalizações e objetos?

> Pessoas de fora da área serão (legalmente) proibidas de desenhar suas próprias 'logomarcas' ou mesmo pedir para que seus sobrinhos-que-levam-jeito-para-desenho o façam? Mesmo que seja o seu Zé da padaria, que só quer criar uma 'marquinha' para botar nuns cartõezinhos de visita?

> Todo e qualquer projeto de comunicação visual será submetido à aprovação de um designer?

> Estampas têxteis, cartões de visita, embalagens, etc, se tiver um designer por trás (sem malícia, pessoal!)?

> Salários melhorarão e as relações trabalhistas serão colocadas num patamar digno?

> Nenhuma das afirmações anteriores ou todas as afirmações anteriores?

Isso é apenas um exercício de reflexão. Uma forma de trabalhar a imaginação ou mesmo sentir o que os designers pensam sobre os reflexos diretos que a regulamentação traria caso fosse aprovada hoje.

Em termos práticos, o que significa a regulamentação para você?

Com a palavra, você, designer:

Exibições: 355

Responder esta

Respostas a este tópico

Todas as afirmações anteriores.
Porque temos que nos submeter a um médico para tomar medicação? Tá, porque sabemos que não é saudável tomar remédios sem prescrição médica, porém, é saudável andar por uma cidade passando mal de tão ridícula e poluída visualmente falando? É saudável ficar feliz por ganhar 900 por mês tendo estudado o que estudou? É saudável ser comparado com um técnico de informática (sem desmerecer a classe)?
Se APENAS o médico atua em seu dever por QUESTÃO DE SEGURANÇA, porque alguém deve arriscar o seu negócio? a sua cidade? A SUA IMAGEM?
Concordo inteiramente com Fernando. Talvez salários melhores e as relações trabalhistas num patamar digno viessem com o tempo, mas a regulamentação traria ao menos o reconhecimento a uma profissão que existe, tem profissionais competentes que estudaram muito para exercê-la, no entanto é por vezes negligenciada no mercado.
Chega de sermos considerados Desenhistas Projetistas, Desenhistas Cadistas ou simplesmente Projetistas. Temos nível de 3º grau e como outras profissões, temos que ser reconhecidos. Muitas empresas precisam de um profissional para desenvolver produtos, mas não consideram o Designer.
nosso problema é esse negócio de arte se intrometendo no design. Enquanto as pessoas tiverem essa visão, nunca seremos considerados como uma profissão séria, verdadeiramente profissional e tão somente um bando de pavões olhando uns para outros ou narcisistas se olhando no espelho se achando a coisinha bonitinha do pai.
Isso é uma verdade. Enquanto considerarem a comunicação que nos empenhamos em fazer, ser considerada arte e não projeto, estaremos destinados ao mero acaso de nos compararem com artistas que usam sua emoção e não o cerebro pra pensar. não quero dessa forma desmerecer artistas plasticos nem nada assim, mais enquanto um artista usa unicamente suas emoções para fazer uma arte, nós nos fixamos em pontos históricos, projetamos, cocebemos conceitos e por fim usamos o apelo estético para poder vender nosso trabalho.
Regulamentação é o direito de exercer a profissão sem a intromissão de outros profissionais, é fazer valer o resultado de um trabalho profissional sem que ninguém, principalmente o cliente e seus sobrinhos, filhos, esposas metam o bedelho, é cobrarmos um valor correto pelo que vale meu trabalho, é o designer não não se intrometer nas outras profissões como design de interiores, ambientações, decoração, etc.
Além de totas as alternativas acima, o que queremos é o reconhecimento e o respeito à nossa profissão pela sociedade, na hora de escolherem um profissional para os seus projetos.
Nemhuma das anteriores.
Representa o reconhecimento do Estado da profissao, é apenas um direito nosso.
Para o único que vai ser efetivo é para fazer contratos e propostas para o Estado e para dar aula na Universidade, provavelmente algumas empresas vao solicitar o cracha e com certeza para chamadas e concursos.
Hoje para apresentar uma proposta para qualquer ente no Estado desde prefeitura até presidencia da republica, judiciario etc voce precisa te um publicitario que sim tem o reconhecimento.
Perante o mercado, só vale sua propria competencia, o grande problema é que os designers estao mal informados ao respeito

Jorge definiu o suficiente. Regulamentar não significa coibir o exercicio do trabalho àqueles que não estejam alinhados com os regulamentos etéreos da profissão, que sequer se auto definiu ainda. Regulamentar significa apenas que estarão os profissionais caminhando de acordo com as regras do estado, independente de sua capacidade ou reconhecimento público.

Não confundir uma regulamentação com fins de Direito do exercício da profissão junto ao Ministério do Trabalho, com o direito de construir muralhas quanto ao exercício da criatividade em prol do produto por parte de quem quer que seja. 

Seu Zé da padaria vai poder prestigiar o sobrinho talentoso sim, pois até para fazer um pão apresentável ao consumidor é preciso talento criativo. Ou será que vão criar uma categoria e um conselho de classe exclusivo para impedir que o pãozinho do seu Zé seja saboroso e também bonitinho na vitrine?

Antes de regulamentar, poderiamos fazer um código de ética, que serviria como auto regulamentação
Um código de ética já existe Francisco. você pode estar consultando o Livro da ADG "O Valor do Design".
Alem do mais existema muitas outras informações úteis nesse mesmo livro quanto de nossa valorização profissional.
Indico para todos os outros colegas tbm.
Ordem Nacional dos Astrólogos e Cosmo-Analistas?! Essa eu não sabia e podia ficar sem saber... "cosmo-analistas"?! Putz, coitados dos astrônomos e cosmologistas, pois os astrólogos devem ser os micreiros deles... uhuh.

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)