DesignBR

Vai Design!!

O design é um campo efervescente.
Essa efervescência, porém, nem sempre é sinônimo de um ambiente propício ao diálogo aberto e ao crescimento saudável dos profissionais que nele atuam. Falta uma linha clara de ação. Uma diretriz focada nos assuntos fundamentais e amplos e não centrada nas picuinhas diárias e desnecessárias que consomem tempo e energia. E o mais importante: falta abertura! Cabeças permeáveis para aceitar posturas diversas.

Em qualquer canto das redes sociais, proliferam críticas gratuitas, ódios desnecessários e defesas ferozes de coisas sem muita importância. Defende-se o Illustrator e massacra-se o Corel, colocando quem utiliza este segundo programa numa condição ‘inferior’. Exalta-se o Mac em detrimento do PC, fazendo com que os usuários desta segunda plataforma pareçam sofrer de uma doença altamente contagiosa. Critica-se quem sabe desenhar (ou quem não sabe…), quem diz que design pode, também, ser arte, quem acha que o design pode ter uma abordagem autoral, quem prega que o design pode ser emocional… Critica-se quem exerce o direito legítimo de pensar (e agir) diferente!

Sem perceber, esses designers ‘fundamentalistas’ acabam por ser os grandes prejudicados. E mais: contaminam todo o mercado com esse ranço e esse azedume profissional. Ambientes arejados são amplamente favoráveis ao desenvolvimento e à troca. São eles que fortalecem uma categoria profissional, fazendo essa categoria evoluir pela diversidade.

Não temos história suficiente para averiguar o motivo de sermos tão arrogantes e prepotentes. Talvez seja fruto da nossa própria insegurança, mas muitos de nós flanam por aí como divindades, donos da verdade e detentores absolutos do saber. Penso que somos ainda ‘crianças’ perto de outras profissões que existem há séculos. Ainda estamos construindo nosso alicerce. Tivemos a sorte de nascer (como profissionais) num período privilegiadíssimo. Seria um desperdício de nossa parte desprezar esta oportunidade perdendo tempo com coisas pequenas. Melhor usar o tempo para construir ao invés de ficar corroendo a base.

Design é muito mais do que esse totalitarismo pregado por aí. Os caminhos que temos para desbravar ainda estão virgens. Há espaço de sobra para todas as direções de pensamento e formas de ação. Desde que não prejudiquemos nossos pares, devemos ser livres e dar liberdade para que os outros também o sejam. Devemos, sim, falar uma mesma língua para que possamos nos entender. Dentro dessa língua, entretanto, temos um enorme universo para usar a gramática e as palavras para nos expressar da maneira que quisermos, seja em verso ou em prosa, usando lápis e papel, o teclado do computador, a voz ou o coração.

Texto (C) Morandini - Não pode ser reproduzido sem autorização do autor.
www.morandini.com.br

Tags: Morandini, arte, autoral, design, opiniao

Exibições: 56

Responder esta

Respostas a este tópico

Finalmente uma opinião sincera e legitima, eu tb tenho minha linha de trabalho voltada ao Corel, e tenho orgulho de ter atingido esse estagio. Faço até caricaturas no Corel, prova disso está no www.deadlinedesign.blogspot.com, acho incrivel trabalhos feitos no ilustrator etc, esse preconceito não tenho, mas de que adianta ter uma Ferrari e não saber dirigi-la, prefiro fazer milagre no meu fusquinha.

KIco Westphalen
www.deadlinedesign.blogspot.com
O bom design cumpre com suas principais funções: comunica, otimiza
processos e, principalmente, melhora a qualidade de vida das pessoas.
Além, claro, de procurar atender satisfatoriamente a demanda de um público.

Para mim, o que mais entusiasma no design é, justamente, as várias
possibilidades se chegar a um resultado. Devemos lembrar que a metodologia,
assim como a experiência estética, está relacionado ao indivíduo, porém, passível
de adaptações que possam melhorar nosso processo.

Também não entendo o motivo da arrogância e da prepotência mas, ler esse texto já
é um caminho para nos conduzir a um movimento catártico do design e para refletir sobre
a dedicação do nosso tempo e energia ao que realmente importa.

Muito apropriado o assunto.

Parabéns ao autor.

Abraço,

Sônia
O que importa é o talento e não a ferramenta. Já vi ilustrações feitas no Paintbrush maravilhosas!!
Sou usuário de Mac e de Illustrator, não tenho nada contra Corel, apenas tenho mais facilidade (e familiaridade) com os produtos da Adobe e por esta razão sempre dou preferência.
Já tentei mexer com o programa, não gostei muito. Mas já vi excelentes trabalhos feitos com ele.
O melhor programa é sempre o qual você possui mais facilidade em mexer.
Afinal eles são apenas ferramentas, quem trabalha mesmo é você.
Alguns programas são mais indicados para determinadas tarefas.
O melhor programa, desde que respeitadas as suas finalidades, é aquele que o profissional se adapta melhor.

Sempre usei o Freehand e mesmo ele tendo sido descontinuado, continuo usando-o.
Mas é claro que isso não me impede de conhecer melhor o Illustrator, afinal, não devemos parar no tempo.
O Corel, definitivamente, não uso, pois ele não é amigável com a plataforma Macintosh.

Só acho que devemos ser mais cuidadosos na hora de rotular o designer como prepotente e arrogante.
São essas afirmações que impedem que avancemos. Qualquer categoria pode defender o seu quadrado, menos o coitado do designer, que é logo taxado de arrogante e prepotente.

Está na hora de pararmos de perpetuar essa lenda.
Sim, vamos deixar de lado todos os azedumes, inclusive esse.
Vamos defender nossa profissão com muito orgulho.

Abs

Mônica
Ótimo texto Morandini,
Se Leonardo da Vinci estivesse lendo essa postagem
ele não ía entender nada do que estamos falando!

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)