DesignBR

Vai Design!!

Pra vocês que ainda nao tem um CV, ou pelo menos um CV descente, com um design mais legal e não aquele velho .doc parado.. ai vai uma inspiração que separei para ajuda-los a criar algo mais legal !
OBS: o 1ª é o meu ! :P

Tags: CV, Design, inspiração

Exibições: 1873

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Wesley, Lothar e todos os outros designers, como vão?

Como eu estou com um projeto da revista Packfólio DesignBR, uma revista de portifólios e design: 

http://designbr.ning.com/forum/topics/packfolio-divulgacao-de-nova

E o grupo da revista:
http://designbr.ning.com/group/packfliodesignbr

A questão/discussão "99% é Inspiração!" me parece muito boa, um assunto que não tem limites e é um tema sem fim.

O que acham de continuá-la?

Construindo-a indefinidamente com apresentações de exemplos e criação de explicações, com base em teorias. Pois tenho muitos textos/artigos de pesquisas na internet que podemos usar.

Pensem nisso. Esta abaixo é uma explicação resumida do novo projeto.

"Marcelo Barros propôs e junto a Edson Ramos e Paulo Oliveira decidiram:
“Que tal criarmos um novo projeto, com o intuito de promover e divulgar o design e os designers de todo o Brasil pra todo o Brasil...”
Qual projeto?  Como será?  Este projeto trará divulgação total e plena pra nós designers?
Este projeto será uma nova revista de design, a Packfólio!
Um portifólio coletivo de projetos, informações e serviços de design.
Produzida com o foco orientado aos designers, profissionais de comunicação visual e do ramo gráfico, e de outras áreas profissionais que desejam conhecer os projetos, serviços e informações sobre o design.
Terá a intenção de apresentar portifólios de profissionais de design, com criações e produções gráficas livres, apresentando também assuntos abrangentes, informando, influenciando e motivando a todos. Onde novos projetos e produções visuais serão influenciados e criados a partir do uso da criatividade livre, sem pré-definições e/ou briefing.
E sempre com a intenção de fomentar, auxiliar e promover o design, semelhante ao desejo e função do Portal DesignBr, criando mais um espaço visual e promocional para profissionais de design..."

bacana a ideia !

Temos que analisar o uso.

Para apresentação numa agência de empregos, por mais destaque que algo assim consiga, ele poderia atrapalhar, pois o volume manda nestes lugares. Lugar comum. Apenas informação.

Para as pessoas que pedem apenas a informação, um visual seria desnescessário.

Mas no caso de vc estar caçando chefe. Distribuindo pessoalmente nas agências (não de emprego). Algo assim poderia chamar atenção ao ponto da pessoa responsável te chamar para uma entrevista.

O lance mesmo é saber onde utilizar cada arma. CV e portifólios customizados para determinada entrevista ou determinada agência, podem com toda certeza aumentar suas chances.

Bom, o que penso de todos esses currículos: no todo, eles são (na minha opinião) belíssimos, mostrando criatividade bem focada no design, porém temos que "descer um pouco do salto" e pensar que quem está no mercado nos avaliando são pessoas de RH que vão nos avaliar usando outros critérios ,sem ficar focado no layout que criamos ali. Eu penso que a criação destes CV's seriam ideais para se pôr no portifólio mesmo, como mais uma peça nossa , e dar um  CV mais convencional (do jeito q se pede ) p/ RH da empresa / escritório.

Abraços,

Anna Monteiro

Oi, Lothar!

Primeiramente parabéns pela pesquisa, os currículos são muito bacanas!

Sobre o seu currículo mais especificamente, observo uma dissonância importante: seu foco não está no que você pode oferecer de benefício ao cliente - o foco do seu currículo está no seu umbigo, no que você  pensa e no que quer ser quando crescer... 

Observe que quem vai contratar você, é claro que quer conhecê-lo (mas isso não é prioridade) - o mais importante, é saber que você pode fazer um trabalho bem-feito. Se você vai contratar um profissional qualquer para fazer um serviço, não é tão essencial saber se ele prefere rock ou pagode (imagine que você precisa de um cirurgião para operar o joelho - se você pedir o currículo, não interessa saber se ele quer ser um grande médico e trabalhar num grande hospital - isso são sonhos particulares dele que não têm a ver com você). Nenhum dos outros currículos apresentados são tão centrados assim no designer. Eles apresentam habilidades e competências, mas não sonhos e slogans de vida.

Um designer é um prestador de serviços que precisa resolver os problemas do cliente - artistas plásticos, por exemplo, podem criar livremente e não precisam se preocupar com isso - mas designers precisam sim; é a razão de existir da profissão. Então, não perca isso de vista: foco no cliente, não em você!

E, como o foco está no cliente, há que se ter sensibilidade para saber se esse é o formato de currículo mais adequado para conquistá-lo, como outros já observaram por aqui. Às vezes, o cliente prefere algo mais clássico e é ele quem você quer seduzir, não seus colegas de profissão. Ou então, escolha mandar esse formato apenas para empresas menos convencionais, que valorizam a expressão menos ortodoxa.

Além disso, há o erro de português que outros já destacaram (de novo, a citação está centrada em você, não no benefício para seu cliente) e a não-relação entre o branding e o Illustrator.

No mais, só sua iniciativa de ter postado seu currículo para ser abertamente criticado já é um grande feito - parabéns mesmo, poucos têm essa coragem. Abraços e muito sucesso!!!

Sim Lígia, você está certíssima. Eu sei sim que isso é a total verdade, mas.....Como eu tinha dito la atrás, eu arrisco mesmo. Até porque acredito que hoje, pela minha experiencia em algumas agencias sei que, os Diretores de Artes, Designer entre outros das agencias sempre estao avaliando os curriculos, mesmo que seja passado primeiramente para o RH. E até porque o currículo não importa TANTO como muitos sabem ja que hoje, eles querem mesmo o PORTIFA (vou lancar um topico sobre essa questão). Abraços !

Olá Lígia Fascionni, Wesley, Lothar, Edson Luiz, Anna Monteiro e todos os outros designers, bom dia e como vão?

Como afirmei, essa discussão "99% é Inspiração!" é muito boa, um assunto que pode não ter limites e um tema intrigável, mas promissor.

O que acham de continuá-la?

Os que possuem mais tempo e tradição de mercado poderiam influenciar aos mais jovens, ensinando algumas das melhores técnicas e regras para a produção de curriculos focados no design. E também dando e recebendo conselhos sobre novos conceitos, um workshop abrangente.

Uma troca de conceitos e conselhos na construção dos seus curriculos e portifólios, com apresentações de exemplos e criação de informações, com base em teorias. E como já está acontecendo aqui.

Acho ótimo e me disponho conforme meus horários.

^^

Tb acho bem legal e no que eu puder ajudar, estarei aberta.

Eu posso ajudar no tema de produção dos textos, diferentemente daquele meu curriculum q apresentei, pois já fiz muitos curriculos pra empresas que não são de design.

Então precisei pesquisar muito.

Sim, muito legal sua ideia Marcelo ! Abraços.

Como afirmei, essa discussão "99% é Inspiração!" é um assunto muito bom, que pode não ter limites e um tema intrigável, mas promissor.

Vale aqui uma troca de conceitos e conselhos na construção dos seus curriculos e portifólios, com apresentações de exemplos e criação de informações, com base em teorias. E como já está acontecendo aqui.

Achei os meus arquivos antigos.

E vamos dialogando sobre a produção dos currículos.

Anexos

RSS

O banner de sua empresa também pode estar aqui.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
portaldesignbr@icloud.com

Hand Spinner Anti Stress

Fidget Spinner desenvolvido para reduzir o stress e a ansiedade

Fidget Cube Calmante

Um Cubo verdadeiramente Mágico que auxilia no controle emocional, ajudando a manter a calma em momentos de pressão.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Portal DesignBR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Web Analytics Tweet
ed.designstore@gmail.comarrow_drop_down ed.designstore@gmail.com settingsConta / Meu plano webMeus Sites messageEnviar Notificação restoreAgendar Notificações trending_upEstatísticas languageEnglish languagePortuguês perm_identitySair x Você está atualmente no plano gratuito. Já conhece o nosso plano sem publicidade? shopping_cart ADERIR AGORA ✕ Por favor leia os nossos Termos e Condições antes de utilizar o Pushnews [FECHAR] CRIAR CONTAPERSONALIZARINSTALAR JAVASCRIPTFINALIZAR Por favor coloque o código seguinte na secção do HTML (Pode personalizar todas as mensagens aqui)